Saúde

Varíola dos macacos: Cascavel confirma terceiro caso e Paraná tem mais 22 registros

Com isso, o estado passa a ter 105 casos confirmados, a grande parte deles, 84 são da capital do estado

Em nota, a pasta informou que a proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país
Em nota, a pasta informou que a proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país

Cascavel – O boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta quarta-feira (24) confirmou mais 22 novos casos da varíola dos macacos no Paraná, dentre eles, um em Cascavel que agora registra 3 casos da doença. Com isso, o estado passa a ter 105 casos confirmados, a grande parte deles, 84 são da capital do estado. A faixa etária com maior número de confirmações é de 20 a 29 anos e do total de infectados, 97 deles são homens e apenas 8 são mulheres.

O Ministério da Saúde protocolou junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos, com a dispensa de registro.O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa e a decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.

Além disso, a Anvisa recebeu do Ministério da Saúde um pedido de análise para o medicamento Tecovirimat, da empresa SIGA Technologies para tratamento dos pacientes com risco para desenvolvimento das formas graves da varíola dos macacos. O prazo da Anvisa é de sete dias úteis. Segundo a agência informou, todos os esforços serão aplicados na condução do processo de avaliação e decisão.

Na avaliação, a Anvisa terá como base as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 747, de 19 de agosto de 202, bem como avaliação anterior do medicamento Tecovirimat por autoridades reguladoras estrangeiras, equivalentes à Anvisa (Aree).