Saúde

Transporte público continua suspenso em Cascavel; município ainda mantém outras restrições

Outras medidas como as aulas na rede municipal suspensas e a proibição de festas e eventos ainda permanecem

Transporte público continua suspenso em Cascavel; município ainda mantém outras restrições

As ações de combate à covid-19 terão sequência com a manutenção de algumas restrições estabelecidas na semana passada, como o fechamento dos parques, zoológico, Lago Municipal e suspensão do serviço de transporte público. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (16) pelo chefe de Gabinete, Thiago Stefanello, que também coordena o Comitê de Crise para supervisão e Monitoramento dos Impactos da pandemia da covid-19, durante reunião que apresentou um balanço da atual situação da pandemia em Cascavel.

Segundo Stefanello, a suspensão do transporte coletivo deve permanecer por pelo menos mais uma semana. Números apontam uma redução dos casos ativos desde que o transporte foi suspenso. Casos ativos são aqueles em que a pessoa foi infectada e ainda está no período em que pode transmitir a doença.

Números mostram que no dia 2 de março, quando o transporte deixou de circular, havia na cidade 1.014 casos ativos. Ontem (15), o número havia caído para 680 casos. O número de testes positivos caiu de 100 para 20 diários. “Isso tudo só nos vai dar reflexo hospitalar só daqui a a 15 ou 20 dias”, explica Stefanello sobre a importância de manter as medidas.

A Prefeitura pretende manter o toque de recolher, as aulas na rede municipal suspensas e a proibição de festas e eventos. A fiscalização realizada ao longo dos últimos dias apontou que a grande maioria dos comerciantes está preocupada com o atual momento e cumprindo as regras. O problema, segundo Stefanello, está nas festas que aglomeram pessoas como aniversários, casamentos e outros eventos. “Falta muita conscientização”, afirma.

Quatro frentes

O Município de Cascavel vem trabalhando o enfrentamento à covid-19 em quatro pontos: estruturação, fiscalização, vacina e legislação. Na questão de estruturação, Stefanello lembra que em fevereiro do ano passado Cascavel possuía 99 leitos de UTI adulto – 53 no sistema SUS e 46 leitos privados. Ao longo de um ano Cascavel, ganhou 92 novos leitos de UTI, todos pelo SUS. São 50 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, 30 no Hospital de Retaguarda, 10 no Hospital do Coração e 2 no São Lucas.