Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa terça-feira (9) mais 5.349 novos casos confirmados e 212 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Esse é o maior número de óbitos divulgados em um boletim diário desde o início da pandemia, com exceção de dados retroativos e varreduras de sistema. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Estado soma agora 728.333 infectados desde o início da pandemia (que na sexta completa um ano), dos quais 12.711 não sobreviveram.
Os casos divulgados nessa terça-feira são de março (4.883), fevereiro (350) e janeiro (40) de 2021 e o restante de 2020.
Com novo recorde de casos ativos (192.594), o Estado mantém elevado o número de internados. Ontem, 4.634 pessoas ocupavam leitos exclusivos para tratar covid-19, das quais 1.794 em UTIs. Cerca de 1,2 mil aguardavam leito, praticamente metade em UTI.
Óbitos
Os 212 pacientes que faleceram são 87 mulheres e 125 homens, com idades que variam de 23 a 96 anos. Um óbito aconteceu no dia 18 de novembro de 2020 e os demais entre 7 de janeiro e 9 de março de 2021.
Os pacientes que foram a óbito residiam em Londrina (15), Ponta Grossa (15), Maringá (9), Foz do Iguaçu (8), Cambé (6), Clevelândia (5), Guarapuava (5), Jaguariaíva (5), Marialva (5), Pato Branco (5), Toledo (5), Campo Largo (4), Almirante Tamandaré (3), Bela Vista do Paraíso (3), Cascavel (3), Cornélio Procópio (3), Guaíra (3), Ibiporã (3), Itaperuçu (3), Pinhais (3), São José dos Pinhais (3), Apucarana (2), Bom Sucesso (2), Campo Mourão (2), Cerro Azul (2), Cianorte (2), Fazenda Rio Grande (2), Mandaguari (2), Paiçandu (2), Realeza (2), São João (2), Telêmaco Borba (2), Tijucas do Sul (2), União da Vitória (2) e Verê (2).
A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos municípios de Alto Piquiri, Ampére, Andirá, Antonina, Arapongas, Araucária, Balsa Nova, Barra do Jacaré, Barracão, Cambira, Campo Magro, Castro, Corbélia, Cruz Machado, Curitiba, Diamante do Sul, Dois Vizinhos, Figueira, Flor da Serra do Sul, Floraí, Guaratuba, Ibema, Iguaraçu, Imbituva, Inajá, Ipiranga, Irati, Itapejara D’Oeste, Jandaia do Sul, Japira, Jataizinho, Loanda, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçu, Marmeleiro, Matelândia, Matinhos, Mercedes, Nova Prata do Iguaçu, Nova Santa Bárbara, Palmeira, Palotina, Pato Bragado, Planaltina do Paraná, Prado Ferreira, Prudentópolis, Quitandinha, Ramilândia, Rolândia, Salto do Lontra, Santa Cecília do Pavão, Santa Isabel do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, São Carlos do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, São Sebastião da Amoreira, Sengés, Serranópolis do Iguaçu, Sertaneja, Sertanópolis, Terra Rica, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Umuarama e Uraí.
O monitoramento da Saúde mostra ainda 4.890 casos de residentes de fora atendidos na rede estadual, sendo que 105 pessoas foram a óbito.
Cascavel e Foz aderem a lockdown no fim de semana
Foz do Iguaçu – A quarentena restritiva imposta pelo Decreto 6.983, de 26 de fevereiro, se encerrou às 5h desta quarta-feira, entrando em vigor o Decreto 7.020, que flexibiliza o atendimento de atividades e serviços não essenciais, mas impõe lockdown em todo o Estado neste fim de semana, sábado e domingo, dias 13 e 14.
Em Foz do Iguaçu, a prefeitura anunciou que nem mesmo supermercados, postos de combustíveis e igrejas poderão abrir no domingo.
A medida foi anunciada pelo prefeito Chico Brasileiro e atende ao Decreto Municipal 29.015/2021, que visa conter a circulação da covid-19 no Município. Ontem Foz do Iguaçu confirmou mais 274 infectados e oito mortos, chegando a 28.839 casos e 452 óbitos. Dentre as pessoas com o vírus ativo, 196 estão internadas.
A determinação vale para atividades não essenciais e essenciais, com exceção dos serviços de saúde, atrativos turísticos, meios de hospedagem e transporte turístico.
Fica permitida a entrega de alimentos prontos para consumo por delivery ou tele-entrega entre as 10h e as 20h, sendo proibida a retirada no balcão.
Também fica permitido o funcionamento de farmácias, urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização pelos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet.
Cascavel
Em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos anunciou as novas medidas de enfrentamento à covid-19 que entram em vigor nesta quarta-feira (10). O transporte público permanecerá suspenso até domingo (14) e retorna na segunda-feira (15), com alteração nas linhas.
As aulas presenciais da rede municipal continuam suspensas.
A partir desta quarta, o comércio poderá ficar aberto das 8h às 18h. Os restaurantes poderão atender com apenas 50% da capacidade e mediante agendamento, que deve ser enviada por e-mail para a prefeitura, informando a lotação diária, que deverá ser fiscalizada.
Os supermercados ficam autorizados a abrir 24 horas.
No fim de semana, dias 13 e 14, somente serviços essenciais poderão funcionar. O comércio ficará fechado.