Cuidar da saúde bucal dos cascavelenses é uma prioridade na política de saúde pública do Município. Hoje, os cidadãos podem ser atendidos gratuitamente em 54 consultórios odontológicos em Cascavel, incluindo os das unidades de saúde e o do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O atendimento é feito por profissionais altamente qualificados, em estruturas modernas e que contam com equipamentos de ponta.
A rede de atendimento é ampla, com cerca de 200 profissionais. São 105 dentistas, 62 auxiliares e 31 técnicos. Com todo esse aparato, a média é de 7 mil atendimentos por mês, com aproximadamente 20 mil procedimentos realizados. Somente neste ano, já foram mais de 51 mil atendimentos, enquanto em todo ano passado, foram 65.778, ou seja, os serviços estão se encaminhado para que 2022 supere os números de 2021.
São números como esses que balizam o fato de Cascavel ter sido reconhecido no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal dentre os municípios que valorizam o atendimento. Cascavel foi premiada na categoria de até 300 mil habitantes em 2018 e 2019, nos anos seguintes não houve o evento, por conta da pandemia.
Nas unidades de saúde, os serviços realizados são restaurações, extrações dentárias e suturas, raspagens, profilaxias/limpeza, raio-x, atendimentos de urgência e entre outros. Já na atenção especializada, no CEO, são os encaminhamentos feitos pelas UBSs e USFS, dentre os procedimentos oferecidos estão cirurgias, prótese total, diagnóstico de câncer de boca, atendimentos de endodontia, paciente especial e periodontia especializada.
Para o gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Shady Yassine, a avaliação do atendimento odontológico ofertado à população é muito positiva. Segundo ele, a odontologia municipal tem um papel representativo e de relevância estadual e federal, em decorrência de todo o investimento realizado ao longo dos anos. “O planejamento no início do governo tem sido cumprido à risca, com a renovação de todos os equipamentos odontológicos, abertura de novas equipes de saúde bucal, abertura do CEO Municipal, renovação dos materiais lúdicos; utilizados para promoção e prevenção, entrega de kits de saúde bucal, além de todo o atendimento de qualidade ofertado pelas unidades de saúde, CEO municipal e serviços conveniados”, pontua.
Crédito: Secom