Como parte das ações para conter o avanço da transmissão da covid-19, a Prefeitura de Foz do Iguaçu convocou um grupo de servidores municipais de diversas pastas para reforçar o trabalho das barreiras sanitárias. Nesta quarta-feira (26), eles participaram de um treinamento na sede da Guarda Municipal para iniciarem os trabalhos.
“O principal objetivo dessas barreiras, que funcionam 24 horas por dia, é evitar que pessoas positivadas com a covid-19 coloquem em risco a vida de outras pessoas. Já registramos em outras situações pessoas que deveriam estar em isolamento circulando normalmente e, com isso, anulam os esforços do poder público no enfrentamento à pandemia”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva.
Durante as ações nas barreiras sanitárias, que neste momento se concentram na região da Vila Portes, os servidores buscam fazer cumprir o decreto municipal Nº 28.999 que estabelece que somente poderão entrar em Foz os estrangeiros e brasileiros oriundos dos países fronteiriços com a apresentação do exame RT-PCR negativo, realizado por instituição ou empresa licenciada pelo país de origem, em até 72 horas do ingresso no município. Na falta do exame, a pessoa precisa voltar ao país de origem.
“Todas as ações que busquem reduzir o índice de transmissão da covid-19 são válidas, haja vista que a ocupação do hospital e também da UPA do Morumbi estão em alta. Estamos trabalhando no limite e precisamos da colaboração de toda a sociedade para vencer esta pandemia”, enfatizou o diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Sergio Fabriz.
Barreiras sanitárias
Coordenadas pela Defesa Civil, as barreiras sanitárias contam com a participação de servidores do Foztrans (Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu), Guarda Municipal, Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná e de todas as secretarias municipais.
Presenças
Também participaram da condução das instruções aos servidores o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos; o diretor-geral da Guarda Municipal, Inspetor Langnier; o diretor de fiscalização da Secretaria da Fazenda, Nilton Zamboto; e do gerente da Vigilância em Saúde, Roberto Doldan.