O novo decreto municipal de Foz do Iguaçu com medidas restritivas deverá ser publicado até amanhã, sábado (27). Entre as medidas adotadas, está a limitações no número de pessoas no transporte coletivo e também quantas pessoas por família poderão ir a supermercados ao mesmo tempo. O anúncio foi feito pelo prefeito Chico Brasileiro na noite de quinta-feira (25).
Outra medida que será adotada em Foz do Iguaçu, devido à alta demanda pelo sistema municipal de saúde, será a fiscalização de ambulâncias e carros com placas estrangeiras. Em relação às ambulâncias, somente poderão acessar os hospitais do município caso haja comunicação prévia do país vizinho.
“Só poderão ser transferidos os pacientes se estiver garantida a vaga, com regulamentação pelo Samu, porque, do contrário, isso desorganiza o serviço do hospital e prejudica o atendimento”, destacou o prefeito. Nesta sexta-feira, o prefeito deverá reunir-se com autoridades do Paraguai para falar sobre essas medidas.
Na live, Chico Brasileiro ressaltou que ainda estão em vigor, pelo decreto publicado na sexta-feira passada (19), a restrição de circulação de pessoas entre 23h e 5h, a suspensão de bailes, confraternizações, atividades esportivas e reuniões com mais de 10 pessoas, por um período de 14 dias.
O decreto, que deverá ser publicado até sábado (27), definirá ainda limitações no número de pessoas no transporte coletivo e também quantas pessoas por família poderão ir a supermercados ao mesmo tempo.
Nova ala
Na live, o prefeito comentou sobre os investimentos feitos no hospital municipal para o enfrentamento da pandemia. Foram feitas quatro ampliações, adquiridos novos equipamentos e contratados profissionais – estrutura que permanecerá à disposição da população no pós-pandemia. Esta semana, foram abertos 10 novos leitos de UTI – que atualmente são 60, além de 52 leitos de enfermaria.
“Nos próximos dias, o hospital deve abrir mais uma ala, demonstrando que nos planejamos, que agimos. Estamos buscando apoio junto aos governos estadual e federal para garantir o melhor atendimento à população, mas precisamos também da compreensão e do apoio de todos. Precisamos nos cuidar para que possamos preservar vidas”, pontuou Chico Brasileiro.
Para desafogar o hospital municipal, a triagem e a coleta de exames dos pacientes com suspeita da Covid-19, a partir desta sexta, serão feitos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Morumbi.