Cascavel – A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde do Paraná) liberou nesta quinta-feira (10) a aplicação da segunda dose de reforço ou quarta dose contra a Covid-19 para as pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. Anteriormente, a recomendação era que essa dose fosse aplicada somente no público acima de 40 anos. A partir disso, cada município terá que se organizar para iniciar a vacinação.
Em Cascavel, as doses já podem ser tomadas a partir de hoje (11). Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a partir das 8h todas as 44 unidades de saúde do Município estão liberadas para aplicar a quarta dose, atendendo a nova recomendação. Nas unidades de saúde tem atualmente cerca de 2,5 mil doses disponíveis e uma nova remessa já está prevista para chegar, já que as vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Ana Carolina Rossin, não é preciso “correria” para as unidades de saúde, já que a vacinação seguirá pelas próximas semanas.
A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h em todas as unidades de saúde. Excepcionalmente na próxima semana, a vacinação será retomada apenas na quarta-feira (16), uma vez que segunda e terça-feira as unidades estarão fechadas, respectivamente, por conta do feriado municipal do aniversário de 71 anos de Cascavel e o feriado nacional de Proclamação da República.
No Paraná
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios, e a depender de novos envios de doses por parte do Ministério da Saúde. “O Paraná tem disponibilidade de vacinas e a baixa procura por esses imunizantes preocupa, assim como a constante aparição de novas variantes da doença. As prefeituras que ainda não ampliaram poderão fazer um novo chamamento buscando aumentar essa cobertura vacinal e proteger nossa população”, afirmou.
Segundo um levantamento parcial da Sesa, cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e nos municípios. Além disso, aproximadamente 1,5 milhão de imunizantes passaram do prazo de validade e aguardam a formalização de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz estabelecido por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde para ampliação da validade.
“O Estado está vigilante para a divulgação desse estudo e a confirmação da segurança da aplicação dessas vacinas, e tão logo isso seja formalizado pelo Ministério da Saúde, daremos encaminhamento também a essas doses da AstraZeneca”, disse o secretário Beto Preto.
Levantamento feito pela a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, apontou que durante este ano cerca de 30 mil vacinas acabaram tendo o prazo de validade vencido, sendo destas, 27 mil doses da Astrazeneca. A Regional aguarda uma decisão do Ministério da Saúde para prorrogar o prazo de validade das vacinas e poder usá-las.