Cascavel – O 1º Simpósio de Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar em Cascavel acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 12h30. O evento é organizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Departamento de Atenção à Saúde, Escola de Saúde Pública e Divisão de Atenção Especializada e PAID (Programa de Assistência em Internação Domiciliar).
O simpósio será direcionado aos profissionais que atuam nos serviços de saúde, acadêmicos e pessoas interessadas no tema. “Nossa intenção é proporcionar a integração dos participantes e promover o diálogo, contribuindo para a consolidação de saberes, o crescimento profissional, propagar para a rede de apoio as experiências vivenciadas pelo programa e disseminar conhecimento científico frente ao cuidado paliativo”, explicou a coordenadora do PAID, Neiva Regina Moraes Hul Marquardt.
A coordenadora explica que o evento visa, também, promover o conhecimento sobre o tema “paciente paliativo”, celebrado no mês de outubro, disseminando uma abordagem multidisciplinar que preconiza a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença.
Em Cascavel, a Sesau disponibiliza para atendimento residencial/domiciliar os programas PAR (Programa de Atendimento Residencial) e PAID.
PAR
O PAR foi instituído em 2018 para ser referência técnica aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), fornecendo matriciamento e apoiando estas equipes no desenvolvimento do cuidado na atenção domiciliar. É composto por uma equipe volante, com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, com carga horária de 40 horas semanais, de segunda-feira à sexta-feira.
“O PAR é referência para os profissionais. Logo o paciente não aciona diretamente o PAR; ele sempre vai se dirigir com sua demanda aos profissionais da unidade de saúde, os quais quando há necessidade de apoio do PAR, fazem a solicitação”, explicou a médica Tatiana Lazzarin. Para o empresário e cuidador Márcio Antônio Borges, o PAR é um programa fundamental. “Porque nós somos leigos, precisamos de ajuda profissional, porque nós não sabemos como conduzir o tratamento e esse atendimento é fundamental e necessário”, diz.
PAID
O PAID é um serviço de atenção domiciliar implantado em 2005 e neste período já atendeu mais de 20 mil pessoas em Cascavel. “O PAID e atende pacientes que demandam cuidados mais complexos, cuidados em casa, dentro desse atendimento nós englobamos procedimentos, consulta médica e treinamento ao cuidador”, explica o médico do PAID, Luís Gustavo Saladini.
Foto: Secom
+++
InovaJuntos realiza diagnóstico para ampliar ações em Cascavel
Cascavel – Técnicos do Projeto InovaJuntos, desenvolvido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de Portugal, estão em Cascavel para realizar um diagnóstico vocacional participativo do Município, programa que conta com o financiamento da União Europeia.
O InovaJuntos é um projeto de cooperação internacional que tem como foco promover inovação nas políticas públicas municipais e trocar experiências em boas práticas administrativas entre municípios do Brasil e Portugal. Cascavel é uma das 20 cidades classificadas no Brasil para essa troca de experiências.
A equipe do programa iniciou os trabalhos na segunda-feira (17) com uma reunião que envolveu todas as secretarias e autarquias municipais. Durante toda a semana, haverá entrevistas qualificadas com representantes dos setores público, de ensino e com a sociedade organizada e o encerramento do diagnóstico será na sexta-feira (21), com apresentação na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel).
O secretário municipal de Finanças, Edson Zorek, lembrou que Cascavel poderá captar recursos com base no estudo de diagnóstico vocacional do Município. “Isso traz bons resultados para Cascavel no cenário municipal, estadual e agora nacional e internacional, mostrando as boas práticas, os resultados positivos de Cascavel, mas também os desafios da cidade. A CNM vai buscar, em outros municípios, soluções para os desafios que Cascavel tem e vice-versa. Cascavel levará soluções para outros municípios”, explicou Zorek.