A Portos do Paraná prepara para a próxima semana um evento de três dias para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Com exposição de fotos, palestras, roda de conversa, sorteio de brindes e um café da tarde, em parceria com a Unimed Paranaguá e o Instituto Peito Aberto, a empresa pública vai reunir 150 trabalhadoras dos portos no período.
O evento será nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro (segunda, terça e quarta-feira). A programação será no auditório da sede administrativa da Portos do Paraná, que está iluminada de rosa e assim ficará durante todo o mês. No primeiro dia, a palestra será às 14h30. Nos demais, a roda de conversa com a participação de médicos oncologistas, às 15h.
“As nossas gerências de comunicação e de desenvolvimento pessoal fizeram questão de promover esse encontro presencial, aproveitando o momento, entre as portuárias e as mulheres que aqui atuam na limpeza e no asseio, para tratar de um assunto tão importante, que é a saúde da mulher”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Como lembra o executivo, a presença feminina em todas as áreas de atuação das atividades portuárias é cada vez maior. “E elas – engenheiras, advogadas, jornalistas, administradoras, contadoras e outras profissionais – são cada vez mais essenciais aqui na empresa Portos do Paraná. Por isso, como agora a Covid-19 já está mais branda, aproveitamos para dar esse retorno, em três dias de integração, para elas”, acrescenta Garcia.
EVENTO – Serão 50 mulheres no auditório em cada dia de evento. Na segunda (4), a abertura será com a palestra “Os Dez Mandamentos do Outubro Rosa”, com a ginecologista Ana Luiz Varella Jamnik.
Nos outros dois dias, ao invés da palestra, será uma roda de conversa com os oncologistas da Unimed, Evanius Garcia Wiermann e Henrique Lopes, e a diretora e fundadora do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro.
“Estou muito feliz em poder, mais um outubro, estar junto ao Porto promovendo ações de conscientização e promoção à saúde. Esse olhar diferenciado para as mulheres que atuam dentro do Porto mostra a importância que cada uma exerce dentro de suas funções”, diz Fabiana.
EXPOSIÇÃO – Neste ano, em especial, o Instituto leva ao Porto a Exposição “Artemis”, assinada pelo fotógrafo André Alexandre. Instalada no hall de entrada do Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná, a arte vem reforçar a importância desse olhar para o cuidado da saúde dessas mulheres.
“Com o Outubro esperamos sensibilizar as portuárias e mostrar que, sim, existe vida após o diagnóstico do câncer e que o diagnóstico precoce salva vidas, assim como mudanças diárias na vida da mulher para que ela realmente se previna de inúmeras doenças”, afirma Fabiana.
A organização fica em Paranaguá e já atendeu mais de 250 mulheres que tiveram câncer de mama. Hoje, são 50 voluntárias de diversas áreas profissionais, no atendimento a 80 mulheres, em diversas etapas do tratamento da doença.
Agência Estado