A Secretaria de Saúde de Cascavel informou na manhã desta terça-feira (2) que o Hospital de Retaguarda será fechado definitivamente a partir das 23h50 desta terça-feira. O Hospital passará a atender somente pacientes regulados pela Macro Regulação de Leitos, assim como o HUOP (Hospital Universitário de Cascavel) para poder melhorar a assistência aos pacientes em âmbito hospitalar.
Assim, as consultas de pacientes respiratórios, com sintomas ou confirmados da covid-19, devem procurar prioritariamente as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz das 7h às 22h e em todas as demais UBSs e USFs (Unidades de Saúde da Família) das 8h às 17h, e ainda, se necessário, durante a madrugada e finais de semana na UPA Brasília (exclusivo para pacientes acima de 14 anos).
Outras queixas, não relacionadas a covid-19, para pacientes acima de 14 anos, deve-se procurar em casos de urgência e emergência a UPA Tancredo e Veneza.
Pacientes com menos de 14 anos com sintomas da covid-19 podem procurar a UPA Tancredo e Veneza.
A Secretaria de Saúde de Cascavel está distribuindo seis respiradores e seis monitores para o Hospital de Retaguarda, quatro respiradores e quatro monitores para a UPA Brasília, três respiradores e três monitores para a UPA Veneza e dois respiradores e dois monitores para a UPA Tancredo.
O Hospital de Retaguarda atua com 26 leitos de UTI, seis acima do previsto, e poderá chegar a 30, assim que novos servidores forem contratados. Nesse momento não existem profissionais suficientes para garantir a assistência de mais pacientes.
A Secretaria de Saúde solicita em um documento providências urgentes ao Governo do Estado para transferência dos pacientes das UPAs, uma vez que a capacidade de atendimento do município nessas estruturas encontra-se na eminência de ter que começar a reter as ambulâncias do Samu para garantir o atendimento dos pacientes no interior delas.