Cascavel – Dos 54 municípios da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), cerca de 60% já retomaram as aulas presenciais (mantendo ensino on-line), respeitando distanciamento social de pelo menos 1,5 metro, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além de aferição de temperatura.
Levantamento da reportagem do Jornal O Paraná e da Amop revela o cenário nas escolas municipais. Em 32 municípios, os estudantes da rede municipal já podem voltar às escolas, mesmo que de forma escalonada e com estratégias próprias. Nos outros 22, seguem apenas aulas remotas, com entrega de atividades e auxílio da equipe pedagógica on-line. Em todos os casos os pais podem optar por manter apenas o ensino remoto aos filhos.
As maiores cidades da região também retomaram aulas presenciais, de forma gradativa. Em Cascavel, das 119 escolas da rede municipal, retornaram 20 escolas e 17 Cmeis. Esta semana deve encerrar com o retorno de quase 5 mil alunos, cerca de 17% do total. Em Foz do Iguaçu, retornaram às aulas presenciais em torno de 300 alunos, sendo somente alunos do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental das Escolas Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler.
Em Toledo, toda a rede municipal (36 estabelecimentos) retornou às aulas presenciais e 1.689 alunos têm aulas de modo alternado, por escala, respeitando o limite de capacidade de cada unidade escolar, que é de 50%.
Uma característica de Toledo é que, em escolas distritais, por terem menor quantidade de alunos matriculados, puderam retornar 100%. Já nas escolas na área urbana, retornaram somente os 5º anos e a previsão é de que voltem as turmas do 4º ano nos próximos dias.
De acordo com a Secretaria de Educação de Toledo, o retorno é possível, porque não houve situação indesejada em relação à covid-19. “Assim, gradativamente, estaremos retornando, até chegarmos à educação infantil. Estamos monitorando todo o cenário”, afirma o diretor da Secretaria de Educação de Toledo, Gênelle Krambeck.
Sintonia com Estado
Muitos municípios trabalham em consonância com a rede estadual, uma vez que utilizam o mesmo transporte ou até as mesmas estruturas físicas. Com isso, em alguns casos, o retorno da rede municipal está condicionado à retomada das aulas presenciais nos colégios estaduais, caso dos municípios de Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia.
O Estado retomou ontem aulas presenciais em 200 colégios, cerca de 10% da rede. A expectativa é de que as turmas e as instituições sejam ampliadas gradativamente.
Transporte escolar
Nos municípios em que as aulas estão sendo retomadas de forma presencial, conforme a necessidade dos alunos, o transporte escolar rural e urbano voltou a operar, inclusive, está sendo utilizado para a entrega de atividades impressas, como é o caso de Capitão Leônidas Marques. Já nos municípios onde as atividades presenciais não foram retomadas, o transporte deve retornar com as aulas, já que no momento não há demanda.
Municípios onde foi retomada aula presencial
- Assis Chateaubriand
- Cafelândia
- Cascavel
- Céu Azul
- Entre Rios do Oeste
- Formosa do Oeste
- Foz do Iguaçu
- Iguatu
- Itaipulândia
- Marechal Cândido Rondon
- Maripá
- Matelândia
- Medianeira
- Mercedes
- Missal
- Nova Aurora
- Nova Santa Rosa
- Palotina
- Pato Bragado
- Quatro Pontes
- Ramilândia
- Santa Helena
- Santa Tereza do Oeste
- Santa Terezinha de Itaipu
- São Miguel do Iguaçu
- São Pedro do Iguaçu
- Serranópolis do Iguaçu
- Terra Roxa
- Toledo
- Tupãssi
- Vera Cruz do Oeste
- Ubiratã
- Municípios que têm apenas aulas remotas
- Anahy
- Boa Vista da Aparecida
- Braganey
- Campo Bonito
- Capitão Leônidas Marques
- Catanduvas
- Corbélia
- Diamante D’Oeste
- Diamante do Sul
- Guaíra
- Guaraniaçu
- Ibema
- Iracema do Oeste
- Lindoeste
- Ouro Verde do Oeste
- Santa Lúcia
- São José das Palmeiras
- Três Barras do Paraná
- Brasilândia do Sul
- Francisco Alves
- Cantagalo
- Jesuítas