Saúde

10ª Regional de Saúde descarta vacinas contra Covid-19 não utilizadas

Ontem (10), apenas 303 pessoas se vacinaram em todas as unidades de saúde de Cascavel, sendo que a média era de pelo menos 1,5 mil pessoas

Vacina Covid
Vacina Covid

Cascavel – O que desde o começo da pandemia era um sinal de esperança para combater as mortes causadas pelo coronavírus, agora estão sendo esquecidas nas unidades de saúde em diversas cidades e indo para o lixo. A 10ª Regional de Saúde de Cascavel fez um descarte essa semana de 460 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 435 da CoronaVac e 30 da Pfizer, reunidas em cada um dos 25 municípios que compõe a regional.

No começo do mês passado a reportagem do Jornal O Paraná já havia trazido o problema e a preocupação com o descarte de vacinas em Cascavel e, de lá para cá, a procura pela vacinação continua baixa. Para se ter uma ideia, ontem (10), apenas 303 pessoas se vacinaram em todas as unidades de saúde de Cascavel, sendo que a média era de pelo menos 1,5 mil pessoas, de acordo com dados do PMI (Programa Municipal de Imunização) de Cascavel.

A coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin, destaca que mesmo com as campanhas que são feitas, desde âmbito federal até municipal, as pessoas não estão buscando a imunização e isso está acarretando na perda de vacinas. “Estamos fazendo a quarta dose e tem pessoas que ainda não tomaram a terceira”, constatou. Rossin disse ainda que a saúde municipal aguarda a liberação da quarta dose para pessoas com mais de 30 anos, para conseguir usar as vacinas.

Ana acredita que o principal motivo pela ausência daqueles que precisam se imunizar é a falsa sensação de que a doença “passou”, porém, o vírus continua circulando. No mês de janeiro, foram descartadas 200 doses devido à mesma situação. No começo de julho haviam 13,5 mil vacinas para vencer até o dia 16 de agosto, que caso não fossem utilizadas, teriam que ir para o lixo.

As vacinas foram encaminhadas para imunizar na quarta dose as pessoas com 40 anos ou mais. Até ontem (10), o setor de imunização estava contabilizando quantas vacinas foram descartadas e quantas serão nos próximos dias.

Meningite

Outra preocupação, conforme a coordenadora, é com a vacina da meningite. Em Cascavel, existem atualmente um estoque de 500 doses com vencimento para o fim de agosto da vacina ACWI, sendo que no Paraná este número aumenta para 17 mil doses. Rossin disse que por causa disso, o Paraná liberou a vacinação para os adolescentes de 11 e 12 anos, antes era apenas para 11, e uma dose de reforço para crianças com 1 ano, além de liberar a vacinação para trabalhadores da saúde.

A coordenadora reforçou que a meningite é uma doença contagiosa, grave e que pode matar, sendo que causa sintomas graves respiratórios e a vacina protege contra os principais tipos de meningite e pode levar a óbito. A vacinação está ocorrendo em todas as unidades de saúde que atendem das 8h até 15 min antes do fechamento. Quem precisa levar depois do horário, tem ainda as unidades dos bairros Santa Cruz, Floresta e Nova Cidade que funcionam até às 22h.

Foto: ABR