INFORME DA REDAÇÃO

E os bastidores?

E os bastidores?

O fim da janela partidária e a nova configuração das bancadas da Câmara de Cascavel trouxe um ‘breve’ calmaria nos bastidores da disputa pela Prefeitura de Cascavel em outubro. Ainda é cedo para afirmar qual candidatura saiu fortalecida neste processo. Edgar Bueno, Renato Silva e Marcio Pacheco, por enquanto os principais nomes na briga pela sucessão de Paranhos, agora, precisam “correr o trecho” para consolidar apoios e encontrar um “vice” que agregue votos…

Novos secretários

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos nomeou quatro secretários interinos para ocupar as pastas que estavam sem gestor. Quem passará a comandar interinamente a Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel é Ailton Martins Lima, ele ocupa a vaga deixada por Nei Haveroth, que retomou na última semana seu mandato como vereador na Câmara de Cascavel.

Outras pastas

Também foram nomeados secretários para a Secretaria Especial de Cidadania da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas, que passará a ser comandada por Rafael Tortato. A Secretaria de Assistência Social, volta para o comandada de Rosely Terezinha Vascelai. A Cohapar (Companhia Municipal de Habitação de Cascavel) também passará a contar com novo diretor: Henrique Lionço Milani. Todos os n ovos nomeados seguem com salários de diretor, apesar das responsabilidades de secretários.

Audiência Pública

Dando continuidade à série de audiências públicas do Orçamento Participativo de Cascavel, a Prefeitura realizou, na noite de ontem (9), uma reunião no distrito de Rio do Salto. As audiências visam debater e incluir as ações que forem prioritárias no orçamento do próximo ano. O objetivo é que a comunidade possa apontar o que pode ser melhorado em seu bairro, em sua região.

Expulsão de Arruda

O PL do Paraná vai instalar nessa semana, Comissão de Ética do partido para iniciar o processo de expulsão do deputado estadual Ricardo Arruda. O pedido foi feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. A comissão será formada por membros do partido e Arruda será notificado para apresentar defesa.

Denúncia

De acordo com a denúncia, Ricardo Arruda feriu uma “série de preceitos do estatuto partidário”, na tentativa de “descredibilizar a sigla” e o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eduardo Bolsonaro chegou a mencionar que o deputado paranaense distribuiu para imprensa, na surdina,  imagens no corredor do escritório do ex-presidente, em que aparecia Beto Richa (PSDB) logo após o encontro com Bolsonaro.

Isenção IR

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o projeto de lei n° 81/2024 que atualiza a tabela do imposto de renda para assegurar a isenção a quem ganha até dois salários mínimos. A proposta substituirá a medida provisória que seguiu com pedido de urgência para o Plenário do Senado.

Mobilização municipalista

Centenas de prefeitos participaram da mobilização municipalista promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), em Brasília. Em debate, a redução da alíquota de pagamento da folha dos Municípios ao INSS de 20% para 8%. Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, promoveu um ato que garantiu a manutenção da redução da alíquota. O governo, no entanto, sinalizou que pode entrar com ação no STF para derrubar o ato.