Política

Pesquisa eleitoral

Pesquisa eleitoral

O Instituto SDS/Pesquisas e o jornal O Paraná, registraram na Justiça Eleitoral uma nova rodada da pesquisa eleitoral para o cenário da disputa pela Prefeitura de Cascavel nas eleições de 2024. Os dados serão publicados nas paginas do O Paraná na próxima semana. Essa será a primeira pesquisa para o cenário municipal após a virada do ano.

 

Convite a Lula

Diversos vídeos criticando o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, por ter convidado o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para participar da 36° edição do Show Rural Coopavel estão circulando nas redes sociais. Segundo a Coopavel, o convite às autoridades é praxe desde 1989, por questão protocolar e respeito. Segundo apurado, a Coopavel lamenta que a situação esteja sendo distorcida. Apesar do convite, Lula não deverá visitar a feira. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, já confirmaram presença.

 

Planejamento 2024

O Gabinete de Gestão Integrada e o Conselho de Segurança Municipal de Foz do Iguaçu, realizaram a primeira reunião do ano para debater a segurança na fronteira e alinhar o planejamento para 2024. O encontro reuniu cerca de 40 representantes de 24 órgãos diversos, como Exército, Marinha, Aeronáutica, Receita Federal e Polícia Civil. O objetivo foi debater aspectos para melhorar a defesa social e a segurança pública do município, além de uma prestação de contas elaboração de metas para 2024.

 

Pacificação social

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná abriu o Ano Judiciário 2024 reunindo autoridades do Estado e o vice-presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin. Transparência, ética, inovação, qualidade na prestação dos serviços, a fim de promover a pacificação social serão as máximas do TJPR, seguindo o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente da Corte Paranaense.

 

Eleições Faep

A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) vai ser comandada por Ágide Meneguette no triênio 2024/27. O engenheiro agrônomo recebeu os votos de 103 sindicatos dos 109 presentes na eleição realizada no início da semana. Ainda, foram cinco votos contrários e um em branco. A eleição teve chapa única. O mandato da nova gestão terá início no dia 11 de março.

 

Prioridades

Após eleito, Meneguette destacou as prioridades para os próximos três anos, principalmente em relação ao fortalecimento do sistema sindical rural paranaense. “Os últimos episódios, como a tentativa da taxação do agro pelo governo estadual e a proposta de incluir os recursos no Sistema S no orçamento da União, mostram que o setor precisa estar unido”, destacou.