Crime era investigado há pelo menos seis meses; prefeitura avalia total desviado
Cascavel – Três pessoas foram flagradas ontem furtando óleo diesel em uma empresa no Bairro 14 de Novembro de um caminhão da Prefeitura de Cascavel. Dois homens, identificados como Rosevaldo Maia e Adão Jair dos Santos, são funcionários da Sesop (Secretaria de Serviços e Obras Públicas) de Cascavel.
Rosevaldo é motorista desde 2004 e Adão é auxiliar de serviços gerais desde 2000. Os dois foram autuados por peculato. A pena para esse tipo de crime, conforme o Código Penal, é de dois a 12 anos de prisão.
O esquema do furto de combustível vinha sendo investigado há pelos menos seis meses. Conforme o prefeito Leonaldo Paranhos, que esteve no local do flagrante, houve a suspeita do crime devido ao alto consumo de combustível do caminhão da frota de pavimentação. “Esse veículo muitas vezes abastece a frota que está no interior e percebemos que seu consumo era muito grande, o que nos chamou a atenção e então montamos todo o aparato para fazermos o flagrante”, explicou. O prefeito esteve no local na hora da prisão.
O motorista seguia até o pátio de uma marcenaria no fim da Avenida das Torres, no Bairro 14 de Novembro, onde o combustível era retirado e transferido para galões. Alguns estavam cheios e prontos para venda. Foram recuperados cerca de 220 litros do combustível.
Na casa do proprietário da empresa – que não teve o nome divulgado – foi encontrada uma Mitsubishi L200 com vários galões na carroceria. No veículo os policiais encontram um revólver calibre 38, com numeração raspada, e munições de diversos calibres.
O prefeito não descarta o envolvimento de outros servidores no esquema da venda de combustíveis. “Não tenho dúvidas de que haja mais pessoas evolvidas nesse esquema e, por isso, precisamos do depoimento desses servidores para que possamos fazer com que as outras pessoas sejam identificadas e extirpadas do poder público”, ressalta Paranhos.
O Município ainda não sabe quanto combustível foi desviado e o valor total do prejuízo.