Ação foi coordenada pela Delegacia de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu – A Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu deflagrou ontem, em Foz e nas cidades de Taubaté e Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, a Operação Héracles. A ação, que contou com a parceria das equipes de Marília e São José dos Campos, visa desarticular uma quadrilha responsável por importar irregularmente medicamentos anabolizantes. Dois mandados de prisão foram cumpridos em São Paulo.
Conforme a Polícia Federal, as investigações tiveram início há cerca de um ano e, nesse período, foram identificadas remessas de medicamentos e anabolizantes de origem paraguaia que entravam no Brasil pela cidade de Foz do Iguaçu. Da fronteira, eles eram enviados para o estado de São Paulo.
Durante a ação desencadeada ontem foram apreendidos 148 frascos e ampolas de diversos anabolizantes. Todo material interceptado pela Polícia Federal foi recolhido e deve passar por exames.
O nome da operação, Héracles, faz alusão ao personagem da mitologia frega, conhecido por sua grande força, desejada por usuários de anabolizantes.
De acordo com a PF, estima-se que, apenas em tributos diretos, a sonegação pode chegar a R$ 20 milhões.
São investigados ainda empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro responsável pelo repasse de recursos ilícitos ao grupo, conforme a PF. A quadrilha introduzia no mercado os produtos declarando valor bem abaixo do real.
Operação Equipos
Além da Operação Héracles, o Paraná foi alvo ontem de outra operação da Polícia Federal: a Equipos, que investiga uma organização criminosa suspeita de contrabandear equipamentos de diagnóstico médico pela Aduana de Controle Integrado em Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
Foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva em 44 municípios dos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe e no Distrito Federal.