Esportes

Wagner Domingos garante vaga olímpica no lançamento do martelo

CELJE, Eslovênia, 19 (AG) – Depois de 84 anos, o Brasil voltará a ter um representante no lançamento do martelo nos Jogos Olímpicos. Isso graças a Wagner Domingos, o Montanha, que, neste domingo, venceu o Campeonato Nacional da Eslovênia e conseguiu o índice olímpico da prova.

Com a marca de 78,63 m, Montanha é agora o terceiro colocado no ranking mundial. O polonês Pawel Fajdek lidera, com 81,71 m. Em segundo, está Dilshod Nazarov, do Tajiquistão, com 78,82 m.

– Estou muito feliz, não só por mim, mas pelo atletismo brasileiro, pelos lançadores do Brasil, por saber que consegui dar um passo importante. O foco é chegar a uma final olímpica – comemorou o pernambucano de 33 anos, que treina com o técnico esloveno Vladimir Kevo.

Montanha já havia batido o recorde brasileiro três vezes nesta temporada. Ele começou o ano com 75,47 m (obtido no Troféu Brasil de 2014). Mas já em maio, em uma disputa em Zagreb, na Croácia, melhorou a marca para 75,60 m. Ainda em solo croata, foram mais duas competições, com bons resultados: primeiro, conseguiu 75,62m em uma prova na cidade de Vara?din; depois, novamente em Zagreb, , marcou 76,12 m. Tudo para chegar até hoje, e alcançar o índice olímpico de 77 m.

– Comecei a prova com 75,09 m e fui crescendo. Na segunda tentativa, consegui lançar 76,81 m, que já era recorde sul-americano. E aí, no quarto lançamento, fiz a marca de 78,63 m – contou Montanha, ao superar a marca continental que já durava 15 anos.

O antigo recordista, o argentino Juan Ignacio Cerra, havia alcançado 76,42 m em 25 de julho de 2001.