Esportes

Wada decide que Brasil está em ?não conformidade? com o combate do doping

OLYMPICS-RIO_LAB_-2--174.jpgRIO ? Em reunião neste domingo de seu Conselho de Fundadores, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) declarou que o Brasil está em situação de não conformidade com o combate ao doping, acatando relatório de uma comissão independente de investigação da Wada que, em outubro, havia apontado problemas na Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Além do Brasil, Azerbeijão e Indonésia também foram declarados fora dos padrões de conformidade com o combate ao doping.

A decisão do Conselho de Fundadores, que se reúne em Glasgow, na Escócia, foi divulgada pela Wada sem especificar quais os principais problemas da ABCD. Nos últimos meses, porém, a Wada vinha cobrando da agência brasileira a criação de um tribunal único e independente para julgar casos de doping no país. Atualmente, cada caso de doping no Brasil é julgado pelo tribunal desportivo de cada modalidade. A criação de um tribunal único e independente é combatida por várias federações esportivas do país.

Além disso, outro questionamento da Wada às autoridades brasileiras é a drástica diminuição do número de testes antidoping feitos no país, especialmente no período anterior aos Jogos do Rio. No mês de julho, por exemplo, menos de 100 testes foram feitos em atletas brasileiros, quando a média no primeiro semestre de 2016 era de quase 400 testes por mês.

No início de agosto, dias antes da Cerimônia de Abertura do Rio-2016, o português Luiz Horta, ex-diretor da ABCD, acusou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) de atuar para limitar o trabalho da agência e de pedir para que fosse reduzido o número de testes em atletas brasileiros. Na ocasião, o COB negou a acusação. Uma das justificativas para a redução do número de testes, segundo a ABCD, foi a suspensão do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

O LBCD ficou suspenso pela Wada entre 24 de junho e 20 de julho deste ano, o que ameaçou o planejamento antidoping para os Jogos do Rio. Foi a segunda suspensão do LBCS, que já havia perdido a credencial entre 2013 e 2015, período em que recebeu investimentos de cerca de R$ 188 milhões do governo federal.

A ABCD mudou de comando em 2016. Quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada para responder ao processo de impeachment, o presidente Michel Temer nomeou Leonardo Picciani como ministro do Esporte. Picciani demitiu o antigo presidente da ABCD, Marco Aurélio Klein, e nomeou em seu lugar o ex-judoca Rogério Sampaio. Neste domingo,