Esportes

Tite e CBF iniciam conversa, mas ainda não chegam a uma definição

59165591_ES São Paulo SP 13-06-2016 - Treino do Corinthians na foto Tecnico Tite . Foto Edilson D.jpgSÃO PAULO E RIO – Nome praticamente unânime, Tite, atual campeão brasileiro pelo Corinthians, reuniu-se, na noite desta terça-feira, com o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, por quase três horas, como provável sucessor de Dunga, demitido com toda a sua comissão técnica, após desembarcar no Brasil? incluindo o diretor de seleções Gilmar Rinaldi ? depois do fracasso na Copa América. O acerto, porém, não foi sacramentado. De acordo com o diretor de Comunicações da CBF, Douglas Lunardi, ?foi uma boa primeira conversa, ainda não conclusiva?. Dunga demitido e Tite a caminho da seleção

? Mais brevemente possível, as partes vão retomar as conversas ? disse, sem indicar uma data, mas que pode ser ainda hoje.

Após comandar o treino do Corinthians, Tite deixou São Paulo por volta das 19h. Embarcou no jatinho cedido pela CBF e por volta das 21h chegou ao encontro com o presidente da CBF. A reunião acabou pouco antes da meia-noite. O técnico saiu sem dar entrevistas. Tite dirige o time contra o Fluminense, amanhã, pelo Brasileiro.

O Corinthians vai pressionar o treinador a permanecer no time. Mais cedo, Andrés Sanchez, ex-presidente do clube, afirmara que o técnico ?não seria burro de sair do Corinthians?.

Uma das primeiras atribuições do técnico seria ajudar na escolha da pré-lista olímpica, com 35 jogadores e 15 integrantes da comissão técnica. Hoje é o prazo final de entrega ao COI. Como Tite ainda não acertou, tudo indica que Rogério Micale, técnico das divisões de base da CBF, elabore a lista e dirija o time na Olimpíada do Rio.

A outra preocupação do novo treinador seria a recuperação nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O Brasil volta a campo apenas em setembro, mas o sexto lugar, fora da zona de classificação, é preocupante. A favo de Tite, o fato de conhecer bem parte da base da atual seleção, como Renato Augusto, Elias e Gil, que foram seus comandados no Corinthians.

MANIFESTO CONTRA DEL NERO

Tite e a CBF terão que passar por cima de um atrito recente: em dezembro de 2015 o treinador assinou um manifesto que pedia a destituição da diretoria da confederação e novas eleições. ?Exigimos a renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero e sua diretoria, seguida da convocação de eleições livres e democráticas para o comando da CBF?, dizia um trecho do texto assinado por mais de 100 esportistas e organizado pelo movimento Bom Senso.

O técnico não teria dificuldades em lidar com o peso da seleção brasileira em crise. Porém, algumas situações mais críticas vão se impor logo na sua provável chegada, como as recentes atitudes de Neymar, que xingou torcedores nas redes sociais ao sair em defesa dos companheiros ? ontem ele pediu desculpas, reconhecendo que se excedeu. Neymar não jogou a Copa América, numa priorização dos Jogos do Rio, e seu comportamento tem rendido críticas frequentes.

Ao contrário de outras situações, desta vez a CBF agiu rapidamente. Dunga, o diretor de seleções Gilmar Rinaldi e o restante da comissão técnica foram desligados menos de 48 horas depois da derrota para o Peru, pela Copa América. Nesse período, as sondagens a Tite já vinham sendo feitas, mas o técnico só concordou em conversar depois da demissão efetivada. Por isso, a reunião com Dunga e Rinaldi foi marcada logo após o desembarque deles em São Paulo, na manhã de ontem. Eles foram para o Rio em voo fretado, e de lá para a sede da CBF, na Barra. O encontro não durou mais de meia hora, no início da tarde, e logo a CBF divulgava uma nota em seu site:

?A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe?.

Dunga saiu da sede da entidade sem ser visto, mas Gilmar conversou com a imprensa.

? Cumpri o trabalho da melhor forma possível, nunca mudei meus princípios e convicções. O trabalho chega ao fim, pois os resultados não vieram. Passei os últimos 15 dias negociando a liberação de jogadores, conseguimos o Douglas Costa, entre os jogadores acima de 23 anos ? disse.

Ao chegar a Porto Alegre, na noite desta terça-feira, Dunga procurou reagir à demissão com naturalidade.

? É normal, isso acontece todo dia no futebol. Talvez um pouco estranho pelo gol, totalmente fora dos padrões.