Esportes

Time holandês expulsa ginasta após noitada com álcool em festa por vaga em final

RIO — O Comitê da Holanda decidiu expulsar o ginasta Yuri van Gelder da Olimpíada do Rio por ter violado as regras do time nacional. Depois de garantir a vaga para a final das argolas, Van Gelder varou a madrugada em uma noitada na cidade olímpica e admitiu o consumo de bebida alcoólica. O ginasta, que é casado com uma brasileira e até fala português, estreava em Jogos Olímpicos: não havia conseguido classificação para Pequim-2008 nem Londres-2012.

Em comemoração, Van Gelder deixou a Vila Olímpica na noite de sábado e só retornou nas primeiras horas de domingo. Agora, foi enviado de volta à Holanda por quebrar duas determinações das autoridades esportivas holandesas: bebeu álcool e saiu da acomodação dos atletas, a “base” da equipe nacional.

— É terrível para Yuri, mas esse tipo de comportamento é inaceitável — disse o embaixador do time holandês, Maurits Hendriks em comunicado. — Em termos esportivos, isso é um desastre, mas não tivemos outra escolha dada a violação de nossos valores.

A mídia local ressalta o rígido código de conduta imposto aos atletas holandeses pelo comando do time. Entre as regras, estão a proibição de vagar pelo Rio por motivos de segurança e a ordem de retornar à Holanda aos que já tiverem cumprido o calendário esportivo para não distrair os que ainda competem.

HISTÓRICO

Campeão mundial nas argolas em 2006, Van Gelder guarda um histórico de má conduta: foi suspenso em 2009 pela União Holandesa de Ginástica por usar cocaína três dias antes do campeonato nacional.

Apesar da década sem grandes títulos e da inexperiência olímpica, Van Gelder consolidou a eliminação de Arthur Zanetti — ouro em Londres-2012 e um dos favoritos da edição carioca — no Mundial do ano passado, ao levar a última vaga para aquela final do aparelho. O brasileiro, amigo do holandês, ainda hoje o considera uma referência, já que o assistia vencer em 2006 quando ainda era juvenil.

Trata-se de mais uma baixa para a final de 15 de agosto, que já não contaria com o francês Samir Ait Said, a sexta melhor nota na classificatória, em razão de uma grave fratura na perna no salto sobre o cavalo. Para o lugar do holandês, entratá o francês Danny Pinheiro.