Esportes

Tchê Tchê, Moisés e Dudu, três armas do campeão Palmeiras

15272336_10154745739424467_3253773577769450199_o.jpgO virtuoso Gabriel Jesus, o experiente Zé Roberto e o estrategista Cuca ficarão marcados na História como partes fundamentais para a conquista do Brasileiro de 2016 pelo Palmeiras. Se não são os mais badalados, outros três jogadores, os volantes Tchê Tchê e Moisés e o atacante Dudu têm chance de conquistar prêmios individuais como melhores de suas posições no ano. Para surpresas de muitos, foram peças também importantes no campeonato.

A dupla de volantes, desconhecida dos brasileiros no início do campeonato, foi determinante para que o meio-campo com três jogadores funcionasse. Mais habilidoso, Tchê Tchê desempenha o papel de iniciar as jogadas com a bola no chão e qualidade no passe. Mais forte, Moisés tem maior papel na marcação e chega com frequência ao ataque como homem-surpresa.

? Quando o Cuca chegou (em março), eu estava no departamento médico, sem saber como ia ficar a minha situação. Ele me falou: ?Você vai nos ajudar? ? disse Moisés, em entrevista ao Sportv. ? Logo na estreia do Brasileiro, eu entrei no jogo com só uma semana de trabalho (após lesão). Fiquei muito feliz. Procurei retribuir dentro de campo.

Sem alarde, Moisés foi contratado em dezembro do ano passado após dois anos no HNK Rijeka, da Croácia. Com passagens anteriores pelo Sport, Coritiba e América-MG, onde trabalhou com o atual diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, ele custou R$ 4,3 milhões e assinou por quatro temporadas.

VOLANTE VEIO DE GRAÇA

A contratação de Tchê Tchê foi uma negociação ainda mais vantajosa ao Palmeiras. Após ser um dos destaques do Audax, vice-campeão paulista, ele chegou de graça, já que seu vínculo havia sido encerrado, e assinou por três temporadas. Ele foi o jogador que mais atuou na equipe, ficando fora apenas uma vez, quando cumpriu suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Já o atacante Dudu foi uma contratação diferente. No início do ano passado, o jogador foi envolvido numa negociação em que também estavam interessados Corinthians e São Paulo. Para contar com o atacante, o Palmeiras gastou ? 3 milhões por 50% de seus direitos econômicos.

Com 10 assistências, líder da estatística no Brasileiro ao lado de Gustavo Scarpa, do Fluminense, Dudu fez ainda seis gols. Além de eficiente, o jogador vibra em campo e ganhou identificação com a torcida sem fugir de polêmicas. Na comemoração do título, ele vestiu uma camisa que dizia: ?Não deu nem pro cheiro?, uma referência ao ?cheirinho do hepta? criado pela torcida do Flamengo, principal concorrente do Palmeiras no ano.

? Eles também tiveram a oportunidade de sentir o cheirinho, mas, graças a Deus, o cheiro ficou para o lado de cá, de São Paulo, o cheiro verde. É uma brincadeira sadia, não tem violência, não tem desrespeito ? explicou o jogador, ontem, no Sportv.

Cuca tem proposta

Cuca pode estar de saída do Palmeiras. Ele tem uma proposta do futebol chinês, onde já trabalhou em 2014 e 2015, pelo Shandong Luneng. O treinador admite a saída, mas descarta ir para outro clube do Brasil. O volante Moisés torce para que Cuca fique:

? É o cara que montou esse grupo, conhece todos os jogadores, sabe onde devemos melhorar. A gente torce muito para que ele permaneça.