Esportes

Sobreviventes: goleiro da Chapecoense deve ter amputação aumentada, e zagueiro segue em estado grave

MEDELLÍN – Em nova entrevista coletiva dos médicos sobre o estado de saúde dos sobreviventes brasileiros da queda do voo da Chapecoense, as notícias foram boas, por um lado, e preocupantes, por outro. O lateral Alan Ruschel deu os primeiros passos após ter sido submetido a cirurgia. O goleiro Jackson Follmann, porém, deve ter a área de amputação aumentada na perna direita. E o zagueiro Neto segue entubado, em estado crítico, por conta de um processo infeccioso pulmonar. Os médicos dizem que ele continua ainda na “fase de batalha pela vida”, e nas próximas 24 horas será avaliada a necessidade de cirurgia.

? Neto está em estado grave, sedado, com respiração mecânica, pneumonia, nas últimas 12 horas esteve mais estável, ontem se estabilizou várias vezes. Os padrões de saturação são os mesmos, os de pressão são os mesmos, mas ele segue 100% dependendo do ventilador. Neto tem uma fratura na vértebra lombar, mas não temos como fazer a fixação no centro cirúrgico. Ele tem ainda uma ferida na perna esquerda, na tíbia. Abrimos, checamos, limpamos, não há sinais de infecção. Amanhã ele será submetido novamente a esse procedimento de abertura dos pontos – informou o ortopedista da Chapecoense Marcos André Sonagli.

Sobreviventes da tragédia da Chapecoense

Ao lado do diretor do hospital San Vicente, Ferney Rodríguez, e do médico intensivista Edson Stakonski, também da Chapecoense, Sonagli explicou que, na medicina, há quatro estágios num pós-acidente: resgate, luta pela vida, controle de dano e reabilitação.

? Alan e Rafael (Henzel, jornalista também internado) estão na fase de controle de dano, o Follmann está entre a fase de vida e controle de dano. O Neto ainda está na fase de vida ? enumerou o médico.

Segundo Sonagli, Rafael Henzel saiu do leito hospitalar e sentou num sofá, como era esperado, mas não caminhou como Alan pelo quarto porque tem uma fratura no pé e ainda passará por uma cirurgia para correção do problema.

? Alan e Rafael deram o passo para frente de sentar. Follmann daria também, mas optamos por entubá-lo, não quer dizer que teve uma piora. Rafael só não caminhou ainda como o Alan porque tem uma fratura no pé, precisamos corrigir isso ? explicou.

63011695_In this Nov 23 2016 photo Brazil%27s Chapecoense goalkeeper Follmann warms up prior to a Copa.jpgEm relação a Follmann, Sonagli disse que o goleiro foi entubado para limpeza cirúrgica das lesões. Nesta quarta-feira ele perderá mais alguns centímetros da perna direita, amputada após o acidente.

? Pelo menos três centímetros de osso serão retirados amanhã (nesta quarta). Vou tirar um pedaço do osso que não está viável, que pode ter infecção. Se definirmos que mesmo tirando esse pedaço ainda esteja aumentando a necrose, vamos aumentar a amputação um pouco mais ? descreveu o ortopedista.