Esportes

Sem Temer, oito chefes de Estado acompanham encerramento

2016 932720835-201608181813036620.jpg_20160818.jpgRIO ? A tribuna de honra do Maracanã terá oito chefes de Estado na cerimônia de encerramento da Olimpíada do Rio, entre eles o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, como confirmou o Itamaraty na noite deste domingo. As autoridades, porém, não terão ao seu lado a autoridade máxima do Brasil, o presidente interino Michel Temer.

Conteúdo: sétimo ouro do Brasil em Jogos 2108

Para evitar novas vaias, a exemplo do que aconteceu na cerimônia de abertura no mesmo estádio, Temer decidiu não comparecer ao encerramento. Os chefes de Estado foram recepcionados no prédio do Itamaraty no Rio pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pelo ministro de Relações Exteriores, José Serra.

Pelo menos cinco ministros de Temer estarão no Maracanã. Além de Serra, estão no Rio os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes; da Defesa, Raul Jungmann; do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen; e do Esporte, Leonardo Picciani, segundo informações da assessoria do presidente. Ao contrário da cerimônia de abertura, a de encerramento não prevê o anúncio de autoridades brasileiras, o que pode minimizar as vaias.

Tóquio é a próxima sede da Olimpíada, em 2020. O primeiro-ministro do Japão, autoridade máxima do país, vai acompanhar a transmissão da bandeira olímpica, sem a presença do presidente brasileiro.

Veja abaixo quem são os chefes de Estado presentes no Rio para acompanhar o encerramento dos Jogos Olímpicos:

? Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão;

? Rosen Plevneliev, presidente da Bulgária;

? Sauli Niinistö, presidente da Finlândia, e senhora Jenni Haukio;

? Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria;

? Algirdas Butkevicius, primeiro-ministro da Lituânia, e senhora Janina Butkeviciene;

? Willem Alexander, rei dos Países Baixos;

? Dame Pearlette Louisy, governadora-geral de Santa Lúcia;

? Carlos XVI Gustavo e Silvia, rei e rainha da Suécia.