Esportes

Saltador diz que tinta da piscina deixou água verde no Maria Lenk

RIO — Estava previsto para as competições desta sexta-feira que a cor da piscina do Centro Aquático Maria Lenk voltasse ao azul. No começo da semana, os atletas do salto ornamental passaram a mergulhar sobre as águas verdes, sem que alguém soubesse explicar o porquê da nova tonalidade. Entre as suspeitas, que viraram piada nas redes, a mudança de alcalinidade, a proliferação de algas por conta do excesso de cloro ou até a presença de xixi. Mas um dos esportistas, o britânico Jack Laugher, defende ter descoberto o real motivo:

— Nós temos grandes quadros de plástico que ficam na água apenas para decoração e efeito. Você pode ver que elas são azuis debaixo d'água e verdes na superfície — disse o britânico. — E nós achamos que talvez um monte de tinta tenha entrado na piscina.

Laugher, de 21 anos, foi ouro no salto do trampolin de 3 metros com o parceiro Chris Mears. De acordo com o saltador, a sua hipótese encontra base na análise dos médicos, que garantiam a ausência de risco para os competidores. Haveria, na verdade, pigmentos verdes nas águas, vindos dos quadros que cercam as piscinas do Maria Lenk.

Em comunicado, os organizadores da Olimpíada disseram que testes das águas indicaram que era seguro mergulhar, mesmo que não existisse ainda uma causa clara para o esverdeamento.