Esportes

Relembre a trajetória de Montillo, alvo do Botafogo para 2017

O meia argentino Walter Montillo virou figura conhecida da torcida brasileira quando, na Libertadores de 2010, fez ótimas partidas pela Universidade do Chile e marcou um belo gol de cobertura que eliminou o Flamengo da competição.

Ainda naquele ano, vários clubes brasileiros se interessaram na contratação do jogador, entre eles o próprio Flamengo. Quem ganhou a corrida foi o Cruzeiro, e, no dia 15 de agosto de 2010, Montillo estreava com a camisa azul da Raposa.

Botafogo em 28 de novembro

No time mineiro o argentino viveu uma das melhores fases da carreira. Logo em sua primeira temporada, teve uma média de gols mais alta do que em seus clubes anteriores, além de ser o cérebro do meio-campo cruzeirense. No fim do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Cruzeiro deixou escapar o título e terminou na segunda colocação, mas Montillo recebeu o Troféu Armando Nogueira, como melhor jogador da competição.

A boa fase que vivia acabou resultando na sua primeira convocação para a seleção Argentina, no Superclássico das Américas de 2011. Antes, o jogador só tinha defendido seu país nas divisões de base. Com a grande oferta de craques no meio argentino, Montillo acabou não permanecendo na seleção por muito tempo, fazendo apenas quatro jogos com a camisa argentina.

As duas temporadas seguintes permaneceu no cruzeiro com regularidade de boas atuações. Em 2011, mesmo com o quase rebaixamento do time, Montillo se destacou e recebeu a Bola de Prata da revista Placar, como um dos melhores meias do campeonato. Em 2012 realizou seu jogo de número 100 pelo clube e teve seu contrato renovado até 2015. Isso não evitou, porém, que em 2013, o Santos contratasse o meia como o reforço mais caro da história do time, na época.

montillo.jpgSua passagem pelo time do litoral paulista foi apagada e não correspondeu às expectativas. O futebol do argentino não agradou ao técnico Muricy Ramalho e no final da temporada, o meia foi vendido para o clube chinês Shandong Luneng.

Camisa 10 no time chinês, Montillo permaneceu como titular durante os três anos que passou no país e conquistou a Copa da China de 2014. Na temporada atual, o meia se destacou e marcou 13 dos 21 gols que anotou durante todo o seu tempo de contrato. Mesmo sem jogar os último jogos do campeonato chinês por conta de uma lesão, o meia argentino foi homenageado pela torcida do Shandong pelo fim de seu contrato, que termina no próximo mês de janeiro.

Montillo China

Com o término do compromisso de Montillo com o clube chinês, ele está liberado para assinar com outras equipes sem custos de transferência. Esse fato, somado à vontade do argentino de jogar no Rio de Janeiro, atraiu a atenção do Botafogo, que deseja contratar o meia de 32 anos para a próxima temporada. O clube carioca deve se encontrar com o empresário do jogador para fazer uma proposta.

Apesar da idade, o talento e a experiência de Montillo, além do fato de já conhecer bem o futebol brasileiro, fazem do jogador uma boa possibilidade de reforço para a temporada de 2017. Resta saber se no Campeonato Brasileiro, mais competitivo que o chinês, o argentino conseguirá manter o bom rendimento de 2016.