Esportes

Rede de TV americana NBC tentou mudar ordem do desfile de abertura da Olimpíada

20160727-172630.jpg RIO – A rede de televisão americana NBC, maior detentora dos direitos de transmissão dos jogos olímpicos Rio-2016, tentou mudar a ordem do desfile da delegação dos Estados Unidos na cerimônia de abertura da olimpíada. O pedido, motivado pela audiência do canal, foi negado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Abertura

De acordo com a Bloomberg, para conseguir a mudança, a NBC tentou mudar o idioma oficial da festa do português para o inglês, já que a língua nativa do país anfitrião, a oficial por padrão, é a que define a ordem alfabética da entrada das delegações no desfile. As únicas exceções são a Grécia, considerada a nação mãe dos jogos, e por isso sempre a primeira a desfilar, e o país sede, sempre o último.

Como em muitos idiomas o nome dos Estados Unidos começa com “u” e não com “e”, a delegação americana costuma quase sempre desfilar perto do fim do desfile. Esse ano, porém, irão desfilar mais próximo ao início, o que pode causar uma queda na audiência no restande da cerimônia.

De acordo com a NBC, a abertura de Londres-2012 foi o evento mais assistido da história da TV americana, apesar disso, a exemplo daquele ano, a abertura dos jogos do Rio-2016 não será transmitida ao vivo pela emissora, que atrasa em uma hora a exibição da festa.

– Nós queremos começar a transmissão quando as pessoas já estiverem em casa, é como se fosse um show e não somente um evento – declarou Gary Zenkel, presidente da NBC Olímpica.

Apesar do fracasso na mudança da ordem do desfile, a NBC foi bem sucedida em alterar o horário de algumas modalidades da competição. A natação, por exemplo, um dos esportes mais assistidos nos Estados Unidos, será transmitida mais tarde para agradar a emissora, que pagou aproximadamente U$ 1,2 milhões pelos direitos de exibição da Olimpíada.