Esportes

Petrúcio e Silvânia são os atletas do ano no Prêmio Paralímpicos

Saíram do atletismo os dois melhores atletas do ano. Petrúcio Ferreira, campeão paralímpico nos 100m e prata nos 400m e no revezamento 4x100m nos Jogos do Rio 2016, e Silvânia Costa, que está grávida, vencedora do prêmio ano passado, campeã paralímpica no salto em distância na mesma competição, foram os escolhidos pelo público, em votação que se encerrou na tarde desta quarta . Os vencedores foram homenageados no Prêmio Paralímpicos 2016, em uma casa de shows no Rio, numa festa que celebrou os atletas e não cartolas.

– Volto ao Rio após três meses onde representei o meu país e esse era o meu maior sonho. E foi realizado na minha casa. Saio com a sensação de dever cumprido e falo que o que conquistei esse ano não seria possível sem os técnicos. Agradeço o Amaury (venceu como melhor técnico individual do ano) – disse Petrúcio, que começou a competir nos Jogos Escolares em 2013.31124546230_f16f4aa368_k.jpg

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, seria uma das figuras centrais da cerimônia, já que se despede do cargo em março. Mas a licitação para a festa, que seria pomposa, justamente para marcar sua despedida, foi anulada, após o GLOBO questionar o uso do dinheiro público para este propósito. O evento custaria R$ 900 mil, apenas com a empresa contratada, quase 100% a mais o que no ano passado, quando a mesma festa foi orçada em R$ 470 mil. A solenidade foi simples e o CPB não informou o quanto foi investido.

ATLETISMO LEVOU 33 MEDALHAS

Com 53% dos votos, o velocista Petrúcio derrotou o nadador Daniel Dias (26%) e o jogador de futebol de cinco Jefinho (21%) na eleição popular. A saltadora Silvânia, com 61% dos votos, venceu a lançadora Shirlene Coelho (23%) e a jogadora de bocha Evani Calado (16%). O atletismo foi a modalidade que mais conquistou medalhas nos Jogos do Rio, com 33: oito ouros, 14 pratas e 11 bronzes.

Silvânia coroou o melhor ano da vida. Além de ter batido duas vezes o recorde mundial do salto em distância (sua marca, 5m46, superou os 5m21, estabelecido em 1997) e de ter conquistado o ouro olímpico na prova, ela comemora a gravidez de João Guilherme, que está no quarto mês. Paralímpico prêmio

– Esse prêmio, por tanto, é um extra. – falou a atleta, que já é mãe de Leticia Gabriela, de 11 anos, que a acompanhou na festa. – Também consegui terminar a minha casa em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. É a casa dos meus sonhos. Guardei dinheiro por três anos e agora tenho piscina e portão eletrônico.
Silvânia contou que nos últimos três anos morou no apartamento do CPB em São Caetano (SP) e que todo o dinheiro que ganhou foi para a obra. Disse que não comprou nenhuma biju.

– Antes tinha uma casa bem mais simples, de madeira, com dois quartos pequenos. Agora tenho mais espaço e até área para churrasco. Minha filha tem o quarto que queria e quando eu perguntei a ela qual era o seu sonho, ela disse que era ficar mais tempo comigo e que eu passasse a buscá-la na escola.

Prêmio Paralímpico

Assim, a atleta já programou o futuro: após dar à luz ao primeiro menino, em março, terá dois meses para se dedicar integralmente a ele. Depois, ela contou, quer permanecer no Centro de Treinamento do CPB, em São Paulo, para se preparar para o Mundial em Tóquio, em julho, no qual ela quer buscar o bicampeonato no salto. – Será o início do caminho para os Jogos de 2020, quando vou buscar três ouros, no salto e nos 100m e 200m. Dessa vez não consegui índice nas outras provas mas esse passou a ser minha meta, além de ficar maios tempo com as crianças.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, passou rapidamente pelo evento. Chegou no horário em que a festa começaria e logo foi embora.31124549820_d9a58fdcca_k.jpg

Abaixo, os premiados nesta quarta-feira:
Atletismo ? Petrúcio Ferreira
Basquete em CR ? Marcos Cândido Sanches da Silva

Bocha ? Evani Calado

Canoagem ? Caio Ribeiro

Ciclismo ? Lauro Chaman

Esgrima em CR ? Jovane Guissone

Futebol de 5 ? Jeferson Gonçalves

Futebol de 7 ? Leandro do Amaral

Goaball ? Leomon Moreno

Halterofilismo ? Evânio Rodrigues

Hipismo ? Sérgio Oliva

Judô ? Alana Maldonado

Natação ? Daniel Dias

Remo ? Cláudia Cícero

Rugby em CR ? Julio César Braz

Tênis de Mesa ? Israel Stroh

Tênis em CR ? Ymanitu Geon

Tiro com Arco ? Luciano Rezende

Tiro Esportivo ? Geraldo Von Rosenthal

Triatlo ? Fernando Aranha

Vela Adaptada ? Marinalva de Almeida

Vôlei Sentado ? Frederico Doria de Souza

Atleta revelação – Fábio Bordignon

Melhor técnico de esporte coletivo – Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos

Melhor técnico de esporte individual – Amaury Veríssimo

Personalidade Paralímpica – Eduardo Paes