Cotidiano

Paraná foi o estado que gerou mais empregos com apoio das Agências do Trabalhador em 2021

Foram 110.101 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através das agências comandadas pela Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, muito à frente de São Paulo, que foi o 3º colocado, com 42.578. O 2º lugar ficou com o Ceará, com 46.743 colocados pelas agências

Paraná foi o estado que gerou mais empregos com apoio das Agências do Trabalhador em 2021

O Paraná foi o estado que mais empregou por intermédio das Agências do Trabalhador em 2021. No total foram 110.101 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através das agências vinculadas à Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho.

O Paraná obteve em 2021 o melhor resultado de geração de empregos desde 2004 e foi o estado do Sul que mais empregou ao longo do ano, à frente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O desempenho intermediado está à frente do Ceará, segundo colocado, com 46.743, e de São Paulo, terceiro colocado, com 42.578. Os outros estados do Sul também ficaram distantes: foram 22.539 no RS e 9.467 em SC.

O total do Paraná representa quase um terço do resultado do País no ano passado, com 382.662 vagas intermediadas. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.

De acordo com o relatório do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência na segunda-feira (31), foram 1.569.647 contratações e 1.397.011 demissões ao longo do ano no Paraná, com balanço positivo de 172.636 novos postos de trabalho gerados em 2021.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, atribui o resultado a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

“Sou muito grato a todo pessoal das nossas Agências do Trabalhador. Somos o 4º estado do Brasil em geração de empregos. E isso se deve em grande parte à eficácia dessas equipes. Nós temos Agências do Trabalhador em 216 municípios e mais os postos avançados que cobrem todo o Estado. Trabalhamos na qualificação e orientação dos trabalhadores para que atendam aos requisitos das empresas que oferecem as vagas. É um sistema voltado a auxiliar quem precisa de emprego e quem deseja empregar”, afirma o secretário.

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário Ney Leprevost revolucionaram as Agências do Trabalhador do Paraná. Nunca tivemos tanto apoio para a implantação de novas ideias e programas efetivos”, afirma Rafael Santos, chefe da Agência do Trabalhador de Curitiba.

AEN