Esportes

Onze halterofilistas são pegos no antidoping em exames de Londres-2012

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) divulgou nesta quarta-feira que 11 halterofilistas, incluindo quatro russos, foram pegos no antidoping após novos testes feitos em amostras dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Os exames encontraram diferentes anabolizantes nos exames dos atletas.

Todos eles foram suspensos provisoriamente sob a acusação de terem violado o código antidoping até que os seus casos sejam julgados.

“De acordo com as regras e regulamentos relevantes, a IWF impôs uma suspensão provisóiria aos atleras, que permanecerão suspensos provisoriamente por terem potencialmente violado as regras antidoping até que seus casos sejam encerrados”, informou a IWF, em nota.

Todos os halterofilistas não estavam classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mas seis deles foram medalhistas em Londres.

Entre os medalhistas estão três russos. Alexandr Ivanov (prata na categoria até 94kg), Nataliya Zabolotnaya (prata na categoria até 75kg) e Svetlana Tzarukaeva (prata na categoria até 63kg).

Os outros medalhistas flagrados nas rechecagens foram a bielorrussa Iryna Kulesha (bronze na categoria até 75kg), a armênia Hripsime Khurshudyan (bronze na categoria acima de 75kg) e a moldávia Cristina Iovu (bronze na categoria até 53kg).

Também foram flagrados no antidoping o azerbaijano Intigam Zairov, o geórgio Rauli Tsirekidze, o cazaque Almas Uteshov, o turco Sibel Simsek e o russo Andrey Demanov.

A Federação informou que não fará quaisquer comentários até que os casos dos atletas sejam analisados.

DOPING SISTEMÂTICO NA RÚSSIA

Os quatro atletas russos foram pegos no antidoping em meio a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não barrar os atletas russos dos Jogos do Rio, deixando a palavra final com as federações de cad esporte.

Os russos foram acusados de praticarem um doping sistemâtico desde a publicação de um relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada). Desde então, 107 atletas russos foram vetados dos Jogos.