Esportes

Nem tudo no esporte irá parar por causa da Copa

Curitiba – A Copa do Mundo Rússia 2018 começará na quinta-feira (14) e às vésperas do início da competição o sentimento é de distanciamento do torcedor pentacampeão. Há quem diga que por causa da situação política do País e quem aposte que o “calor” se ascenderá com o primeiro gol do Brasil na competição. O fato de o Mundial ganhar ainda mais destaque no noticiário a partir de agora também influencia, mas, ao contrário do que parece, por causa do Brasileirão, nem tudo irá parar no esporte nestes 30 dias de disputas na Rússia.

A começar pelo próprio Campeonato Brasileiro. As Séries B, C e D da competição prosseguirão normalmente durante a Copa. No período de 14 de junho a 15 de julho serão realizadas cinco rodadas tanto pela Segunda quanto pela Terceira Divisão nacional. Já a Série D terá duelos pelos playoffs nesse ínterim. Por sua vez, a Série A terá jogos até a véspera da Copa, quarta-feira (13), e depois só voltará dia 18 de julho, três dias após a definição do campeão mundial.

Ainda no futebol, as Copas do Brasil, Sul-Americana e Libertadores também não tem programação nos próximos dias. Essas competições, que estão nas quartas de final, segunda fase e oitavas de final, respectivamente, só retornarão depois da Copa.

 

Futsal

No futsal, a Liga Nacional terá uma pausa a partir desta segunda-feira (11), depois que Jaraguá (SC) e Marreco medirem forças pelo fechamento da 11ª rodada. Depois, as disputas só ocorrerão a partir do dia 20 de julho. Já a Série Ouro do Campeonato Paranaense seguirá normalmente. Aliás, o Estadual de futsal terá um mês “acelerado” durante a Copa do Mundo. Até aqui já foram realizados 71 jogos, mas até a abertura da Copa, na quinta-feira (14), terão sido 76 em quase três meses. Já durante o Mundial na Rússia, em apenas um mês haverá quase a metade disso. Será uma maratona de 32 jogos pela Série Ouro entre 14 de junho e 15 de julho.

 

Japs e Jeps

Outras duas competições que movimentarão o esporte paranaense durante a Copa do Mundo serão pelo calendário oficial do Estado: os Jogos Abertos e os Jogos Escolares do Paraná. Os Japs, aliás, têm a primeira etapa da fase regional encerrada hoje em 12 cidades-sede, as mesmas que receberão a segunda etapa da competição daqui a 15 dias, de 22 a 24 de junho. Já os Jeps, que tiveram o calendário alterado por conta da mobilização de caminhoneiros na última semana, terão a fase regional iniciada em 14 sedes nesta segunda-feira: Arapongas, Lapa, São Sebastião da Amoreira, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, São Jorge do Ivaí/Ourizona, Paraíso do Norte, Laranjal, Realeza/Santa Izabel Oeste, Reserva, Bituruna, Ivaí e Nova Aurora. Nestas cidades, os jogos serão realizados até o dia 16 de junho. Já a fase macrorregional ocorrerá de 19 a 24 deste mês e a fase final B (12 a 14 anos) será de 6 a 14 de julho, tudo em meio à Copa do Mundo na Rússia.