Esportes

Na estrada: Expedição traça diagnóstico da suinocultura

A Expedição Suinocultura 2017 volta a campo para construir um novo diagnóstico da atividade no Brasil. Em sua segunda edição, o projeto técnico-jornalístico vai percorrer os seis estados líderes em produção e exportação da proteína: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Juntos, os seis produzem 90% da carne suína e respondem por 97% das exportações do setor.

 “A carne suína é a proteína animal, mais consumida no mundo. Vamos percorrer mais de 15 mil quilômetros pelo Brasil para discutir sanidade, produção e mercado. Mas também queremos quebrar paradigmas e mostrar que é uma carne saudável, e que não é só o pernil que vai ao forno no fim de semana”, explica o coordenador do prjeto, Giovani Ferreira.

Em 2016, o Brasil produziu 3,7 milhões de toneladas da proteína e exportou 732 mil toneladas para mais de 70 países. Apesar das dificuldades provocadas pelo alto preço da ração, a suinocultura nacional aumentou em cem mil toneladas a produção de carne ano passado, enquanto as exportações cresceram 30% – os maiores volumes da história.

A atividade movimenta mais de R$ 140 bilhões por ano e também é responsável pela geração de 126 mil empregos diretos e mais 900 mil indiretos. “Por isso precisamos entender como a cadeia produtiva está se organizando para continuar crescendo e distribuindo renda”, completa Ferreira.

 Roteiros

As visitas de campo têm início pelo Paraná – segundo maior produtor de suínos do país, responsável por 22,29% dos abates em 2016, de acordo com o relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A equipe de técnicos e jornalistas vai percorrer os Campos Gerais e a região Oeste do estado para acompanhar os trabalhos em granjas, frigoríficos e associações de produtores.

Em seguida, a Expedição Suinocultura vai a Santa Catarina, estado líder na produção de carne suína no Brasil (26,35%), para visitar as regiões de Chapecó, Concórdia, Videira, Fraiburgo e Braço do Norte. Ainda em setembro, a equipe de técnicos e jornalistas percorre o Rio Grande do Sul, terceiro colocado no ranking nacional de abates (20,66%), e passa pelas cidades de Rondinha, Ronda Alta, Sarandi, Encantado, Teutônia e Estrela.