Cotidiano

Ministro discursa no Festival de Gramado, vê 'Aquarius' e evita polêmica

44-Festival-de-Cinema-de-Gramado-00995_22263520162508_26082016222535.jpgGRAMADO – O ministro da Cultura, Marcelo Calero, abriu o 44º Festival de Cinema de Gramado evitando falar da polêmica sobre a Comissão de Seleção Especial do Oscar 2017, que elege o candidato brasileiro para disputar uma indicação ao prêmio e já perdeu três membros. O imbróglio começou quando o crítico Marcos Petrucelli, integrante da comissão, condenou nas redes sociais a postura do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. Ao exibir seu filme ?Aquarius? no Festival de Cannes, em maio, Mendonça Filho ergueu cartazes chamando o impeachment de ?golpe?. Petrucelli acusou o diretor e sua equipe de usar dinheiro público para viajar a Cannes e protestar contra o próprio governo. Mendonça Filho acusou Petrucelli de ?calúnia?. Por conta da polêmica em torno da permanência do crítico na comissão, Guilherme Fiúza Zenha e Ingra Liberado abriram mão de suas funções na comissão. O primeiro já foi substituído pelo diretor Bruno Barreto.

CLIMA ANTES DA EXIBIÇÃO DO FILME

A partir da polêmica, cineastas começaram a questionar a imparcialidade do comitê e três deles (Anna Muylaert, Gabriel Mascaro e Aly Mutiriba) retiraram seus filmes da disputa.

? Qual polêmica? O importante é a cultura ? disse o ministro, após exaltar a importância de Gramado e defender a permanência da Lei Rouanet. ? Me perguntam quando vou terminar com a Rouanet. E a minha resposta é simples: nunca.

Após discursar, Calero assistiu à sessão de abertura do festival, em que foi apresentado justamente ?Aquarius?. A exibição começou sob alguns gritos de ?Fora, Temer!?. Petrucelli também assistiu ao filme.

Quando questionado pelo GLOBO a respeito da polêmica em torno do posicionamento político da equipe do filme, Calero optou pela diplomacia:

? Eu acho que cada um tem o direito de fazer o que quiser. O fato é que estamos muito felizes de estar aqui prestigiando o cinema brasileiro, o Festival de Gramado. Polêmicas fazem parte da vivência artística.

Ainda na noite de abertura, Sônia Braga, protagonista de “Aquarius”, recebeu o troféu Oscarito das mãos de Bruno Barreto, diretor dos sucessos ?Gabriela? e ?Dona Flor e seus dois maridos?, ambos estrelados pela atriz.

O Festival de Cinema de Gramado vai até o dia 03 de setembro. ?Aquarius? estreia no dia 1º de setembro e teve classificação indicativa de 18 anos por causa de algumas cenas de sexo, o que também causou controvérsia com a classe.