Esportes

Militar cego ajuda a motivar atletas da seleção americana de basquete

Scottysmiley.kevindurant.jpgRIO ? Palestras motivacionais e vídeos com histórias olímpicas sempre foram apostas das comissões técnicas para incentivar seus atletas nos períodos pré-olímpicos. E foi esta a intenção de Mike Krzyzewski, técnico da seleção americana de basquete, quando convidou Scotty Smiley, um militar com deficiência visual, para conversar com o “dream team”.

“O que você faria se descobrisse um carro-bomba correndo na direção de sua base?” Perguntou a seus jogadores Krzyzewski antes de dar lugar ao capitão Smiley, durante um treino em Las Vegas: “o que ele fez foi ficar lá fora para tentar manter o veículo afastado de sua equipe e, assim, salvar a vida dos homens de sua unidade”, revelou o treinador.

Durante a palestra, Smiley contou que o apoio da família, dos amigos e do exército foi crucial para a recuperação e fez um pedido aos atletas.

“Quando acordei cego, paralisado e com graves ferimentos na cabeça, achei que era o fim. Mas fui cercado de tanto amor e carinho, que percebi que não estou sozinho. Por isso, lutem o máximo que puderem, rapazes. Se vocês se dedicarem, sei que trarão o ouro.

Para milhões de americanos, Scotty Smiley é um herói. Em 2005, o militar perdeu a visão quando uma carro-bomba explodiu perto dele durante uma missão no Iraque. Considerado apto pela equipe médica do quartel, ele se tornou o primeiro oficial cego na ativa do exército americano. Mas decidiu ir além desse “título” e superando as expectativas ele escalou o Monte Rainier, ponto mais alto dos EUA, e completou as provas do último Ironman.

“Para mim, não enxergar não significa uma mudança completa na vida. Faço muitas coisas que fazia antes e vice-versa, o que mudou foi a forma de fazer essas atividades”, contou ele aos atletas.

Com uma história de vitória em times militares, o técnico da seleção olímpica americana gosta de envolver a rotina rígida dos treinamentos e valores dos exército no dia a dia dos jogadores. Mesmo com desfalques importantes, o “dream team” que vem para Rio-2016 traz estrelas como Kyrie Irving e Kevin Durant. Na lista de ausências estão Lebron James, Stephen Curry e Russell Westbrook.