Esportes

México é multado pela Fifa por “cantos discriminatórios”

Moscou – O Comitê Disciplinar da Fifa multou a Federação Mexicana de Futebol em 10 mil francos suíços (equivalente a R$ 38 mil) por seus torcedores terem entoado cantos discriminatórios na estreia da Copa 2018 contra a Alemanha. A partida foi disputada domingo (17) e a decisão saiu ontem.

O grito em questão é aquele ecoado na hora de o goleiro rival cobrar um tiro de meta: “êêê, puto!”, que é considerado homofóbico pela conotação vulgar. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo Comitê, a expressão fere o artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa por ser discriminatório.

É a oitava vez que os mexicanos são sancionados de alguma forma pela Fifa devido ao grito. A federação chegou a ser ameaçada até de perda de mando de campo nas Eliminatórias e intensificou a propaganda de conscientização de seus torcedores, mas ainda sem sucesso. A punição, agora oficializada, já era temida antes mesmo de a Copa começar.

A Fifa alega que a decisão foi tomada “após avaliação minuciosa” das evidências, incluindo vídeos, e dos precedentes dos torcedores mexicanos – que usam esta expressão há décadas. A entidade destacou observadores de combate à discriminação nas partidas desta Copa do Mundo, o que é inédito, e os relatórios também tiveram peso na decisão de multar o México.

Além da multa, a Federação Mexicana de Futebol recebeu uma advertência e pode enfrentar sanções adicionais em caso de reincidência.

Sérvia também é multada

A seleção sérvia também recebeu multa de 10 mil francos suíços, mas por seus torcedores terem exibido uma bandeira com viés considerado político durante a estreia contra a Costa Rica, também no domingo (17). O Comitê Disciplinar da Fifa não deu detalhes sobre as inscrições contidas no material.