Esportes

Meia Maratona e outras competições esportivas marcaram o fim de semana em Cascavel

Os eventos realizados neste domingo (24) reuniram mais de mil atletas na cidade

Meia Maratona e outras competições esportivas marcaram o fim de semana em Cascavel

Meia Maratona, Campeonato Nacional de Jiu Jitsu e Copa Internacional de Ciclismo. Eventos realizados neste domingo (24) em Cascavel pela Secretaria Municipal de Esportes e Fundação Municipal de Esportes e Cultura e que reuniram mais de mil atletas na cidade e consolidam Cascavel como referência em eventos esportivos das mais variadas modalidades.

O prefeito Leonaldo Paranhos e o vice-prefeito Renato Silva acompanharam. junto com o secretário de Esportes, Carlinhos de Oliveira e com o presidente da FMEC, Edson Queiroz, das três competições realizadas no CNTA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo), no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto e no Lago Municipal de Cascavel.

“Nós recebemos em nossa cidade famílias, crianças que vieram competir, participar dos eventos e atletas de renome internacional para correr pela Copa Ferraro de Ciclismo e, assim, Cascavel, de fato, se consolida nesta maturidade de fazer esportes.  Fazer esporte é saúde promocional, é isso que nós queremos para nossa população”, disse o prefeito Paranhos.

Meia Maratona

No CNTA, foi concentrada a larga e chegada dos 420 atletas que participaram da Meia Maratona de Cascavel. Três modalidades foram disputadas: 5 km,10km e 21km.

A prova foi realizada pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura em parceria com Itaipu Binacional. Para garantir a segurança dos atletas, a Transitar sinalizou e bloqueou algumas ruas marcadas no trajeto da competição que deu início ao calendário esportivo da FMEC e já está incluída no calendário de eventos do Município.

“Esta foi a primeira Meia Maratona oficializada pela Prefeitura de Cascavel e organizada pela FMEC. Um evento importante porque envolve o esporte e atletismo que estamos desenvolvendo dentro do CNTA”, disse Edson Queiroz, presidente da FMEC.

Jiu Jitsu

No Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, as arquibancadas foram tomadas por pais, atletas e amantes do Jiu jitsu. Depois de dois anos, o esporte voltou a reunir competidores em seus tatames.

Mais de 400 atletas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Manaus e países vizinhos, participaram do evento esportivo. Entre os atletas participantes, estavam 150 eram crianças conhecendo o esporte.

Ciclismo

A Copa de Ciclismo é o maior evento internacional e teve 70km, com uma hora e meia de duração, mais duas voltas no circuito do Lago Municipal.

Entre os favoritos, o brasileiro Lauro Chaman, que ficou em segundo lugar e destacou a importância do apoio da prefeitura de Cascavel através da Secretaria de Esportes para a realização do evento. “É a segunda vez que venho correr em Cascavel e só tenho a parabenizar o Município pela organização dos eventos que nos proporciona boas condições para a realização da prova”.

O argentino Daniel Juarez, que integra a seleção do país vizinho, ficou em primeiro lugar e recebeu das mãos doa prefeito Paranhos o troféu. Para o Secretário de Esportes, Carlinhos de Oliveira, a realização dos três eventos esportivos em Cascavel, demostra “a maturidade do Governo Municipal, o respeito e a valorização ao esporte e aos esportistas. Estes eventos trouxeram para Cascavel este fim de semana, milhares de pessoas entre atletas e familiares e equipe técnica que puderam verificar todo o potencial que nós temos para sediar estes eventos que vão crescer cada vez mais em número de participantes nas pistas e arquibancadas, torcendo e vibrando com o esporte de ponta”.

(Secom)