Esportes

JAPs 2021: Cascavel termina na 6º colocação com 109 pontos

O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), em Cascavel, mais uma vez foi palco de grandes disputas e importantes conquistas do atletismo paranaense. Neste último fim de semana (16 e 17), a cidade foi sede das mais variadas competições do atletismo na etapa estadual dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que contabilizaram 43 municípios participantes e mais de 500 atletas. -  Curitiba, 18/10/2021 - Foto: Alexsandro Felix
O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA), em Cascavel, mais uma vez foi palco de grandes disputas e importantes conquistas do atletismo paranaense. Neste último fim de semana (16 e 17), a cidade foi sede das mais variadas competições do atletismo na etapa estadual dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que contabilizaram 43 municípios participantes e mais de 500 atletas. - Curitiba, 18/10/2021 - Foto: Alexsandro Felix

O CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo), em Cascavel, mais uma vez foi palco de grandes disputas e importantes conquistas do atletismo paranaense. No último final de semana ocorreu a etapa estadual dos JAPs (Jogos Abertos do Paraná) e dos Jojups (Jogos da Juventude do Paraná). O evento contou com a presença de representantes de 43 municípios e mobilizou mais de 500 atletas.

Na 63ª edição dos JAPs foram mais de 30 provas durante todo o dia, sendo a primeira etapa no período da manhã e a segunda etapa à tarde. Cascavel ficou com o 6º lugar no quadro geral, com 109 pontos. Campo Mourão ficou em primeiro lugar, com 312,5 pontos, seguido de Londrina, com 281 pontos, e Paranavaí que somou 235 pontos.

Entre os 16 finalistas nos 1.500 metros rasos, Wagner Nunes dos Santos, que representou Cascavel, chegou na 7ª colocação com o tempo de 4 minutos e 14 segundos. O atleta, que é acostumado a disputar corridas de longos percursos, avaliou como positivo o resultado em uma prova mais curta. “Uma prova muito difícil e muito forte, a qual tentei uma estratégia de ditar o ritmo e segurar até aonde pudesse. Infelizmente o pelotão me ‘engoliu’ durante a prova e não consegui chegar em uma posição melhor. Ainda sim, estou feliz com o resultado e o tempo obtido na final”, disse Wagner.

 

Jojups

Pela 33ª edição dos Jojups foram realizadas 19 provas, nas categorias feminino e masculino, reunindo cerca de 250 atletas. Londrina se destacou ao consagrar-se campeã no quadro geral, com 378,33 pontos. O segundo lugar ficou com Paranavaí, somando 231,33 pontos. Cascavel ficou na 11ª colocação, com 29 pontos. Ambas as competições tiveram quebras de recordes, sendo 22 delas somente nos Jogos da Juventude.

“A competição de atletismo dos Jojups e Japs neste final de semana em Cascavel foi um sucesso. Tivemos mais de 30 recordes quebrados no evento, demonstrando a importância de utilizarmos o espaço que é considerado um dos melhores do País para a prática do atletismo”, disse Cristiano Barros d’El Rei, diretor de Esportes da Superintendência Geral do Esporte.

(Redação: Paulo Eduardo)

 

FOTO: Alexsandro Felix/AEN