Esportes

Isinbayeva diz que punição aos russos é violação dos direitos humanos

A punição ao atletismo russo que o impede de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro irritou uma das maiores estrelas do país, Yelena Isinbayeva. Bicampeã olímpica e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, há quatro anos, a saltadora disse que a decisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) representa uma “violação dos direitos humanos”.

Isinbayeva disse que vai até as últimas consequências para poder competir em sua quarta e última Olimpíada. A saltadora de 34 anos está disposta a ir brigar nos tribunais para tentar competir nos Jogos.

– Isso é uma violação dos direitos humanos. Não ficarei em silêncio. Vou até uma corte de direitos humanos. Vou provar que a IAAF e a Agência Mundial Antidoping (Wada) tomaram a decisão errada. Farei isso para que entendam que a Rússia não permanecerá em silêncio – disse Isinbayeva.

A saltadora disse ainda que pretende competir no Campeonato Russo de Atletismo na semana que vem em Cheboksary. Competição que estaria dentro de sua preparação para a Olimpíada.

– Certamente estarei no Campeonato Russo em Cheboksary, que será o último grande evento da minha carreira (na Rússia).

Após um período longe das competições para ter uma filha, Isinbayeva voltou a treinar em fevereiro do ano passado para começar a se preparar para o que seria a sua última Olimpíada. Além de três medalhas olímpicas, ela bateu 28 vezes o recorde mundial do salto com vara.

A última competição da russa foi o Mundial de Moscou de 2013, no qual foi campeã.