Cotidiano

Idade mínima para aposentadoria tem o apoiodos brasileiros

A pesquisa, que verifica a opinião dos brasileiros sobre mudanças na aposentadoria, foi feita em parceria com o Ibope Inteligência entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2015

Pesquisa

São Paulo – Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 65% dos brasileiros concordam com a criação de uma idade mínima para a aposentadoria para todos os trabalhadores. Representante das indústrias, a CNI defende a reforma da Previdência.

A pesquisa, que verifica a opinião dos brasileiros sobre mudanças na aposentadoria, foi feita em parceria com o Ibope Inteligência entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2015, mas só foi divulgada nesta quarta-feira (18).

As entrevistas aconteceram, portanto, antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff e da posse do presidente interino, Michel Temer.

Segundo José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da CNI, a pesquisa demorou cinco meses para ser lançada por questões técnicas, mas também porque avaliaram a melhor oportunidade.

Dos entrevistados, 29% discordam total ou parcialmente da ideia de estabelecer uma idade mínima, outros 3% não concordam nem discordam e 3% não sabem ou não responderam.

No total, 2.002 pessoas em 143 municípios foram questionadas sobre: criação de uma idade mínima para se aposentar, fator previdenciário, idade diferenciada para aposentadoria de algumas categorias e a possibilidade de aumentar impostos para manter as regras atuais, entre outros pontos.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros (75%) prefere mudar as regras atuais a pagar mais impostos para sustentar a Previdência. Dos entrevistados, 10% preferem mais impostos e 14% não souberam ou não quiseram responder.

Além disso, 72% apoiam que as regras de aposentadoria sejam iguais para todos os trabalhadores, com a mesma idade, mesma quantidade de anos de contribuição e mesmo valor máximo de aposentadoria.