Esportes

Guapa do tênis pode dar primeiro ouro a Porto Rico

Ela já tinha feito História para o tênis de Porto Rico ao chegar às oitavas de final da Olimpíada do Rio, feito jamais realizado por nenhum outro tenista do país em Jogos. Mas ela foi além, muito além: Mónica Puig disputa, neste sábado, a medalha de ouro olímpica, que, caso se confirme, será a primeira de Porto Rico em uma olimpíada.

Às 15h, enfrenta a alemã Angelique Kerber, na final de simples feminina, na quadra central, no Parque Olímpico. A bela caribenha, de 22 anos, 1,70m e curvilíneo corpo latino — sempre presente nas listas das tenistas mais bonitas do mundo —, reside em Miami, nos Estados Unidos. Mas, ao vencer os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, em 2014, atingiu o status de melhor tenista latino-americana.

No mesmo ano, conquistou o primeiro título como profissional, no Torneio de Estrasburgo, e chegou a posição 59 no ranking, tornando-se a única tenista latina no top 100. Hoje, Mónica ocupa o 34 lugar e, muito mais do que isso: já é uma medalhista olímpica. E caso vença a final, será reverenciada como a “guapa dorada”, que conquistou para Porto Rico a primeira medalha de ouro do país.