Cotidiano

Globoaves suspende abates

A justificativa estaria na crise de milho e, extraoficialmente, a empresa aguardaria 90 dias para saber se o abastecimento do grão voltaria ao normal

Cascavel – A partir de segunda-feira da próxima semana (27), cerca de 1,2 mil funcionários do frigorífico do Grupo Globoaves vão receber salário para ficar em casa. Eles foram inseridos no programa do governo federal Bolsa Qualificação, onde parte da remuneração é bancada pela União e parte pela empresa para que não ocorram demissões.

A justificativa estaria na crise de milho enfrentada pelo mercado e, extraoficialmente, a empresa aguardaria 90 dias para saber se o abastecimento do grão voltaria ao normal, além de aguardar pela redução dos preços do produto, após a colheita da safrinha. Se o problema perdurar, não se descartaria a manutenção da suspensão dos abates.

O último dia de trabalho dentro do frigorífico ocorreu na sexta-feira da semana passada e além de Cascavel, a unidade de Santa Catarina também passaria pelo mesmo problema.

Por outro lado, informações apuradas por O Paraná dão conta que o grupo teria sido vendido e que a nova empresa pediu três meses para reiniciar o processo de alojamento dos pintainhos com os produtores integrados.

A empresa enfrentava dificuldades financeiras, sobretudo para manter os estoques de milho para produção de ração. O O Paraná noticiou casos onde os produtores mataram os animais que estavam morrendo de fome por desabastecimento de comida no mês passado. Oficialmente, a empresa preferiu não se manifestar.