Esportes

Futebol embaixo d’água

O período sem chuvas pelo qual Cascavel passou nos últimos dias foi prejudicial para a saúde, à lavoura e até para os vendedores ambulantes de guarda-chuva, mas para os usuários do campo de futebol do Santa Cruz foi uma maravilha. Isso porque eles puderam desfrutar do local intensamente, incluindo os cerca de 70 jovens de 8 a 16 anos de idade que treinam regularmente de forma gratuita num projeto mantido pela Associação de Moradores do bairro.

Isso porque a pavimentação asfáltica da Rua João Berlando, entre a Públio Pimentel e Tupiniquins, que trouxe tantos benefícios aos moradores locais, tornou-se um problema para os frequentadores do tradicional campo de futebol da cidade. Pelo menos nos dias de chuva.

Tudo porque a canalização do escoamento de água pelas bocas de lobo naquele trecho da rua parece não existir, uma vez que a cada chuva o campo fica encharcado. O problema já foi pior, com escoamento de água suja com óleo e até o que parecia ser esgoto, segundo o presidente do bairro, Valdecir Duarte, que chegou a gravar um vídeo do local para mostrar sua indignação às autoridades.

“A empresa fez o asfalto sem canalização para a rede pluvial. Não sei se é responsabilidade dela ou do Município, mas eu tinha que mostrar o que estava acontecendo, para que uma atitude fosse tomada”, explica Valdecir, que mostrou o vídeo a engenheiros da secretaria de Obras e que depois percebeu mudanças no campo. “O cano por onde escoava aquela água com algum esgoto e graxa não está mais lá, não mais visível, mas ainda aguardo alguma informação oficial do que foi feito para solucionar o problema”.

Mês da solução

Ciente do problema que afeta a comunidade esportiva usuária do campo do Santa Cruz, a secretaria de Obras Públicas de Cascavel programou para este mês a solução. De acordo com o engenheiro Jefferson Maciel Valcanover, a saída é simples para o caso. “É um problema que temos que resolver, a solução é ligar a boca de lobo, que hoje está acima do nível do campo, à tubulação. Como o meio do campo é o local mais baixo, a água vai direto para lá. Então temos que atravessar o campo com tubulação para a água não empossar. É um trabalho que deveremos fazer na sequência do mês de outubro”, diz o engenheiro.