Esportes

França admite que Estado Islâmico mira Eurocopa-2016

REUTERS – Militantes do grupo terrorista Estado Islâmico preparam uma onda de ataques com bombas contra grandes multidões na França, que vai receber a Eurocopa de futebol a partir de 10 de junho, segundo o serviço de inteligência do país.

Os comentários surpreendentes de Patrick Calvar, diretor da agência federal DGSI, à Comissão de Defesa do Parlamento francês descreveram “uma nova forma de ataques caracterizados por colocar explosivos em lugares de grande concentração popular e pela repetição dessas ações a fim de criar um clima de máximo pânico”.

“Está claro que a França é o país mais ameaçado e sabemos que o Daesh (apelido árabe do Estado Islâmico) planeja novos ataque”, disse Calvar em 10 de maio, segundo a transcrição de seu testemunho, divulgado nesta quinta.

Os comentários chegam seis meses após os ataques que mataram 130 pessoas em Paris. Os alvos foram cafeterias, bares, uma casa de shows e o principal estádio da cidade. Calvar ainda disse que o grupo tinha recrutas para pôr em marcha novos ataques, incluindo 645 cidadãos franceses ou residentes na França que ora estão na Síria ou no Iraque, dos quais 400 são combatentes.

São esperados 2,5 milhões de espectadores nos dez estádios da Eurocopa, que dura um mês e 51 partidas. Haverá ainda zonas de lazer com telões, que também receberão muitos torcedores. A polícia francesa ampliou seu efetivo depois dos ataques extremistas de 2015.

O governo francês assegurou que todas as medidas serão tomadas para assegurar o desevolvimento da competição. “Não baixaremos a guarda”, afirmou o ministro Manuel Valls à emissora RTL, a respeito dos comentários de Calvar.