Esportes

Fifa decide fechar seu museu em Zurique

O diretor do museu da Fifa, em Zurique, anunciou o seu iminente fechamento durante uma reunião com empregados do local. O museu foi inaugurado há apenas oito meses após um investimento de 140 milhões de francos suíços (? 128 milhões, ou R$ 481 milhões).

?O novo diretor do museu anunciou na terça-feira aos trabalhadores que a Fifa havia decidido fechar o museu?, informou a AFP, após ouvir uma fonte próxima.

A Fifa confirmou a reunião com os empregados, mas o seu secretário-geral, o ex-jogador Zvonimir Boban, não confirmou o fechamento do museu.

?A Fifa criou um grupo de trabalho para buscar um modelo econômico viável para o museu. O grupo avalia todas as opções, especialmente uma mudança completa da organização física atual do museu?, informou a entidade, em nota.

A construção do museu da Fifa foi impulsionada pelo ex-presidente Joseph Blatter. Ele foi inaugurado em fevereiro pelo novo presidente da entidade, Gianni Infantino, um dia depois de sua eleição.

O museu conta com três andares e 3.000 metros quadrados. Na sua abertura, recebeu uma média de 11 mil visitantes por dia. Para 2016, a expectativa era de que o museu receberia entre 130 mil e 150 mil visitantes. Essa quantidade subiria para 250 mil em 2018, segundo as projeções da Fifa.

No fim de outubro, o diretor do museu, Stefan Jost, deixou o seu cargo por conta de ?uma série de divergências nos pontos de vista sobre a estratégia acerca do futuro do museu?.

Segundo a AFP, a Fifa está em um processo de corte de gastos e vários dos seus programas estão sendo suspensos.