Esportes

Federações de tiro e judô liberam russos para a Olimpíada

OLY-JUDO-JUM100_-JUM100101-_-2--598.jpgAo contrário de outras entidades esportivas, as federações internacionais de tiro esportivo (ISSF) e judô (IJF) decidiram liberar os atletas russos para disputar medalhas na Olimpíada. A ISSF disse ter recebido amostras de três atletas e não encontrou irregularidades, deixando os competidores aptos para participar dos Jogos.

A entidade do tiro lembrou ainda que nenhum dos 18 representantes da Rússia no esporte apareceu no relatório McLaren, divulgado pela Agência Mundial de Controle Antidoping (Wada). Já a IJF afirmou em comunicado que a presença dos russos na Olimpíada é muito importante, já que a federação do país europeu é uma das maiores incentivadoras do esporte no mundo. O próprio presidente da Rússia, Vladmir Putin é um praticante de judô.

– Acreditamos que os Jogos Olímpicos precisam dar uma mensagem de união e solidariedade, para todos os atletas e pessoas do mundo. Esperamos que ao permitir a participação dos atletas russos no Rio 2016, nós mandemos uma mensagem positiva para todos os jovens que merecem receber um exemplo de amizade ao invés de exemplos de guerra fria – afirmou Marius Vizer, presidente da IJF.