Esportes

Família de campeões

Paranaense nascido em Ubiratã, mas que já virou cascavelense de coração, Abílio José Barbosa (Unioeste/Pró-Cardíaco) acaba de retornar de Porto Alegre com o título de campeão do lançamento do martelo na categoria M40 do 14º Troféu Brasil de Atletismo Master, realizado há uma semana.

Agora veterano, Abílio já representou a cidade de Cascavel e o Exército Brasileiro em provas de atletismo da categoria adulta. Já participou da Maratona de São Silvestre, mas sua especialidade eram os 800m e os 1500m. Na distância maior já foi medalha de bronze nas Olimpíadas da Fronteira, do Exército, e quarto colocado no Paranaense, pela equipe cascavelense. “Depois fiquei parado [sem treinar nem competir] e comecei há pouco mais de um ano a treinar o lançamento do martelo, a convite do Israel [Melo, outro veterano das pistas de atletismo]. Competi no Rio Grande do Sul, fui ouro GP Mercosul deste ano, em Assunção [no Paraguai], ouro agora no Troféu Brasil e bronze no Brasileiro do ano passado”, lista Abílio, que também trouxe para casa uma medalha de bronze no lançamento do dardo.

A diferença

O reinício no esporte atraiu a filha de Abílio ao lançamento do martelo. “Ela quis aprender e em sua primeira competição ficou em último lugar, ano passado, na categoria Sub-14. Neste ano, na Sub-16, bateu recorde paranaense e na mesma prova teve a marca quebrada por uma menina de Foz do Iguaçu. Ainda assim, terminou com a medalha de prata. O resultado a coloca na terceira posição do ranking nacional da modalidade na categoria”, orgulha-se Abílio, ao falar de Camila Irene Abílio Barbosa, de apenas 13 anos.

A jovem é uma de suas maiores incentivadores, além do restante da família, é claro!

“Meu filho de 11 anos está começando agora no martelo e minha esposa [Eliane Miranda Gomes] já é veterana”.

A família é essencial na vida do atleta, que às vezes se desanima, não consegue repetir na competição as marcas alcançadas nos treinos. “A família faz a diferença estando junto nessas horas”, diz Abílio, que é técnico em enfermagem no Hospital Universitário e treina quase todas as noites. “Cada centímetro é uma conquista”, acrescenta.