Esportes

Ex-jogadores europeus rasgam elogios a Gabriel Jesus

MÔNACO – O início arrasador de Gabriel Jesus no Manchester City já é notável no futebol europeu. Apesar da fratura no quinto osso metatarsal do pé direito que pode deixá-lo três meses fora de jogo, o jovem de 19 tem a aposta de grandes ex-jogadores de que estará em breve no rol dos grandes atletas do continente. Nos cinco primeiros jogos na Inglaterra, ele fez três gols e deu uma assistência, mas saiu lesionado da partida contra o Bournemouth nesta segunda-feira.

Durante evento que antecede o Prêmio Laureus, nesta terça-feira, realizado em Mônaco, o holandês Ruud Gullit, o português Luis Figo, o espanhol Carles Puyol e o brasileiro Cafú foram questionados sobre Gabriel Jesus pelo O GLOBO e rasgaram elogios ao jovem atacante da seleção brasileira. Entre os presentes, só o técnico italiano Fabio Capello disse desconhecer o futebol do jogador.

Dos estrangeiros, Gullit é o mais animado com o que apresenta o jogador do Manchester City.

– Ele foi bem, conseguiu se adaptar no ataque, até estreou com um gol que acabou invalidado. Mas depois já conseguiu fazer outros. É difícil se adaptar, mas ele vai conseguir – disse Gullit, que falou também sobre a dificuldade de chegar com 19 anos num grande time da Inglaterra. – É um grande passo, mas é bom quando se tem um técnico que acredita em você. Vão chegar também os momentos ruins, precisamos saber como ele vai se sair. Mas que é bom jogador eu não tenho dúvidas.

O Manchester City é treinador por Pep Guardiola, treinador que teve muito sucesso no Barcelona. Ex-jogador que foi comandado por Guardiola, Puyol ressaltou a importância do técnico na formação do brasileiro.

– Ele está muito bem rapidamente. Está num bom clube. O Pep Guardiola é um grande treinador e isso irá fazer muito bem a ele – disse Puyol, que também comentou sobre a boa fase da seleção brasileira. – O Brasil tem grandes jogadores. Nem sempre se pode ganhar, depende da geração, de como está a forma dos jogadores importantes, mas tem que respeitar o Brasil sempre. Tem grandíssimos jogadores.

O português Figo falou que conheceu o camisa 22 do Manchester City ainda quando marcava gols pelo Palmeiras.

– É um jovem com grande talento. Acho que o Manchester City acertou na contratação – afirmou o português.

Cafú, que iniciou a entrevista com atletas do futebol fazendo uma homenagem à Chapecoense, mostrou-se muito empolgado com Gabriel Jesus.

– É ótimo para nós brasileiro, é fantástico. Muita gente tinha dúvida sobre a adaptação no Inglês. Eu tive oportunidade de jogar com ele em partidas de fim de ano, vi quando jogou no Palmeiras, e ele só precisava de tempo. E isso veio rápido. Ele começou como os ingleses gostam: gols, passes, se destacando e sem deixar desanimar. Para o futebol brasileiro é fantástico. Há muito tempo não tínhamos um camisa 9 goleador – ressaltou.

* O repórter viaja a convite do Prêmio Laureus.