Esportes

Eurocopa de 2016 já conta com 12 seleções, mas ainda faltam potências

Alemanha está próxima de confirmar a vaga. Já a Holanda depende de um milagre

São Paulo – A uma rodada para o fim das Eliminatórias da Eurocopa de 2016, o torneio continental começa a ser desenhado. Na penúltima jornada, sete seleções carimbaram o passaporte. Mais cinco, incluindo a anfitriã França, já estavam garantidas. Ainda falta definir 12 participantes, oito nos próximos três dias e quatro em novembro, durante a repescagem.

Na quinta-feira (8), a Irlanda do Norte confirmou a primeira participação na Eurocopa ao derrotar a Grécia por 3 a 1, numa festa inesquecível diante da torcida. Os britânicos lideram o Grupo F, que ainda tem Romênia e Hungria brigando por vaga direta no torneio.

No mesmo dia, em situação confortável, Portugal se qualificou para embarcar para a França ao passar pela Dinamarca por 1 a 0. Derrotados, os nórdicos disputam com a Albânia o outro lugar na terra de Napoleão.

No dia seguinte, no Grupo C, a Espanha não teve muita dificuldade para meter 4 a 0 em Luxemburgo e entrar para o grupo dos classificados. Ucrânia e Eslóvaquia se engalfinham pela segunda vaga. Já a Suíça avançou de forma contundente, fazendo 7 a 0 sobre San Marino, pelo Grupo E.

No sábado (10), a Itália foi a primeira classificada. Com a vitória de 3 a 1 sobre Azerbaijão, a Azzurra manteve a invencibilidade e deixou Noruega e Croácia brigando pela última vaga, no Grupo H. No B, tudo definido: Bélgica e País de Gales na Euro. Os Diabos Vermelhos despacharam a Andorra por 4 a 1. Os britânicos, mesmo perdendo para a Bósnia por 2 a 0, também confirmaram vaga.

No mês passado, a Inglaterra foi impecável. Um verdadeiro bicho papão. Com 100% de aproveitamento, os súditos da rainha colocaram todos os rivais no bolso no Grupo E. A vaga, com três rodadas de antecipação, veio com goleada sobre San Marino por 6 a 0, fora de casa.

A Áustria, por sua vez, surpreendeu a Suécia por 2 a 1 e deixou Ibrahimovic vendo navios. A seleção também garantiu, por antecipação, a liderança do Grupo G.

No Grupo A, duas grandes surpresas. Os homens de gelo da Islândia avançaram à Eurocopa mesmo com empate diante Cazaquistão em 0 a 0, em setembro. A República Tcheca também fez boa campanha e se classificou com vitória sobre a Letônia por 2 a 1, fora de casa, há um mês. As duas seleções deixaram a vida da Holanda bem complicada. Na quarta colocação, para chegar à repescagem, a Laranja precisa torcer para a Turquia não derrotar a Islândia em casa e ainda bater os tchecos.

Das campeãs do mundo, só a Alemanha ainda não se classificou. A seleção precisa apenas de um empate para confirmar vaga na Eurocopa. A seleção recebe a Geórgia depois de ver a vaga escapar com a derrota para a Irlanda por 1 a 0, na rodada passada, em duelo válido pela penúltima rodada do Grupo D. Em confronto direto, Polônia e Irlanda brigam por outra vaga direta. Os poloneses jogam em casa e têm a vantagem do empate.

(Com informações do Lance!)