Esportes

Equipe brasileira se classifica para final do revezamento 4x100 medley masculino

O Brasil conquistou na tarde desta sexta-feira uma vaga na final do revezamento 4×100 medley masculino. Desde Moscou-1980 os brasileiros não chegavam à decisão da prova em olimpíadas. O quarteto foi formado pelos nadadores Felipe França, Guilherme Guido, Henrique Martins e Marcelo Chierighini.

– Foi uma reação de todo mundo. Todo mundo cresceu na competição. Ontem (quinta) todo mundo ficou meio cabisbaixo após o Thiago (Pereira) não ter conseguido a medalha. Mas nos reerguemos e agora estamos nessa final, depois de 36 anos – comentou Chierighini.

A equipe verde e amarela terminou com o tempo de 3m32s96, o sétimo geral. A Grã-Bretanha fez o melhor tempo, 3m30s47. Já o quarteto feminino brasileiro, que contou com as nadadoras Daynara de Paula, Jhennifer Conceição, Larissa Oliveira e Natalia Luccas, não obteve o mesmo sucesso e, com o tempo de 4m02s83, acabou na 13ª posição geral, ficando de fora da decisão. Acervo NATAÇÃO

A final do revezamento 4×100 medley masculino acontece neste sábado, às 23h04, no Estádio Aquático, no Parque Olímpico da Barra.

Já a brasileira Etiene Medeiros se classificou para a semifinal dos 50m livre feminino. A nadadora completou as eliminatórias com o 16º e último tempo que era necessário para avançar na prova. Etiene fez 24s82. Ela precisará melhorar muito o tempo na semifinal desta sexta-feira, às 22h59m, se quiser disputar a final.

O oitavo tempo na fase classificatória, da canadense Chantal Van Landeghem e da holandesa Ranomi Kromowidjodjo, foi 24s57. O melhor tempo foi da dinamarquesa Pernille Blume (24s23). Veja imagens da natação neste domingo

– Lutei para entrar na semifinal, mesmo sendo o 16º tempo. E vou lutar para entrar na final. Estou no jogo. Ainda falta hoje e amanhã pra acabar a competição, tenho que ficar focada, porque esse fim de competição é cansativo. E infelizmente a minha prova foi uma das últimas. Mas estou muito feliz. Minha segunda semifinal. Então irei para fazer meu máximo – afirmou Etiene, dizendo que precisa corrigir alguns problemas para a semifinal. NATAÇÃO 10-08

– Faltou o finalzinho de prova. Talvez eu deva iniciar um pouco mais alongada.Já a outra brasileira da prova, Graciele Hermann, fez apenas o 40º tempo (25s60) e está fora da semifinal.

SEGREDOS OLÍMPICOS: NATAÇÃO

– Nada encaixou. Estava planejando fazer sem respirar a respirei uma vez. Minha saída também não foi muito boa. Só acertei a chegada… 50m livre qualquer detalhe faz a diferença – lamentou.

Prova mais longa da natação, os 1500m contou com a participação de dois brasileiros. Mas tanto Miguel Valente quanto Brandonn Almeida ficaram de fora da final. Eles fizeram os tempos de 15m22s57 e 15m14s73, respectivamente.

– Não foi o tempo que eu gostaria de fazer. Não vou falar que saio daqui contente. Mas pode ser um fator pra eu crescer, treinar mais, para ver que eu ainda estou muito longe dos melhores. E me serve de motivação, para continuar meu trabalho – disse Brandonn.