A nova diretoria do Sindarspen, eleita no início de março, foi empossada na última sexta-feira (13) em solenidade na sede do Sindicato, em Curitiba. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, entre agentes penitenciários, autoridades, dirigentes sindicais de outras entidades e familiares dos empossados. Vinte e oito pessoas integram a diretoria para o quadriênio 2018-2022.
O novo presidente do Sindarspen, Ricardo Miranda, ressaltou durante a posse, a necessidade de valorização dos agentes penitenciários. Ele lembrou os companheiros assassinados em decorrência da profissão e frisou que a luta pelo reconhecimento por parte do Estado da importância da categoria é fundamental. “Não queremos mais chorar a morte de nossos colegas, vítimas do descaso do governo com o sistema penitenciário. Pra isso, vamos lutar pela aprovação da regulamentação da nossa atividade, pela aprovação da Polícia Penal e por tudo mais que nos dê segurança no trabalho”, destacou.
Para Ricardo, uma das questões fundamentais a serem superadas é a valorização dos agentes nos cargos de comando da pasta. O dirigente também destacou a garantia da data-base, o combate à terceirização do sistema penitenciário, a necessidade de automação das unidades e a implantação de um plano de cargos, carreiras e salários como alguns dos pontos prioritários diante da atual conjuntura.
Além de Ricardo todos os demais eleitos, que foram chamados um a um para assinar a ata de posse, foram bastante aplaudidos pelos colegas de profissão presente no evento. O ato de posse foi conduzido pela Comissão Eleitoral, responsável pelo pleito desde o início do ano.
Durante a solenidade, a governadora Cida Borghetti foi representada pela assessora Ana Paula Gonçalves e o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo, pelo agente penitenciário Jayclair Marques.
Quem também acompanhou a cerimônia foram os deputados estaduais Tadeu Vaneri (PT) e Rubens Recalcatti (PSD) e a vereadora de Curitiba Professora Josete (PT). “Quem trabalha na segurança pública sabe como é difícil e desgastante. E a melhora só vem com isso que vocês estão fazendo aqui, fortalecendo a entidade representativa de vocês”, declarou o deputado Recalcatti.
Dirigentes de várias entidades sindicais que lutam com o Sindarspen em defesa dos direitos dos servidores públicos estaduais também estiverem presentes na posse, como do Sindicato dos Peritos do Paraná (SINPOAPAR), Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (SINPEF-PR), Sindicato da Polícia Civil (SIPOL), Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (SIGMUC), Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindijus), Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), Sindicato dos Jornalistas (Sindijor), União das Polícias Brasileiras – Seção Foz do Iguaçu (UPB Foz) , APP-Sindicato e o Fórum de Entidades Sindicais (FES).