Esportes

Dois principais jogadores brasileiros estão fora de eliminatórias do World Baseball Classic

Foram anunciados nesta quarta-feira os elenco das seleções que disputarão a classificatória para a World Baseball Classic 2017, a Copa do Mundo do esporte. Na tentativa de conseguir uma vaga na competição, como fez em 2013, o Brasil não terá seus dois principais jogadores: Paulo Orlando, campeão com Kansas City Royals no ano passado, e Yan Gomes, do Cleveland Indians. Eles são os dois únicos jogadores do país na Major League Baseball (MLB), a principal liga do esporte, e não foram liberados por suas equipes.

Os jogos do grupo do Brasil, que tem ainda Paquistão, Grã-Bretanha e Israel, acontecem entre os dias 22 e 25 de setembro no MCU Park, em Brooklyn, Nova York. Os outros três grupo classificatórios já foram realizados, dando vagas para a Austrália, o México e a Colômbia. O World Baseball Classic será disputado por 16 seleções e os jogos ocorrerão em quatro países: Japão, Coreia do Sul, México e Estados Unidos.

Dos 28 jogadores, nove têm contratos com equipes da Major League Baseball, mas atuam em equipes afiliadas em divisões inferiores. O mais experiente deles é André Rienzo, arremessador que jogou pelo Miami Marlins, da MLB, e atualmente está no New Orleans Zephyrs, equipe da triple A, último degrau antes da liga principal. O time tem ainda cinco atletas que jogam no Japão.

A seleção tem quatro cubanos com residência legal no país e três norte-americanos com cidadania brasileira (filhos de um pai ou mãe brasileiros). O coordenador técnico da equipe é Barry Larkin, membro do Hall da Fama da MLB e que já esteve no cargo na classificação brasileira à competição em 2013.